Você não é seu pensamento, sabia?
No GentleBirth entendemos que a preparação mental e emocional para o parto é tão importante quanto preparação física. Cuidar dos nosso pensamentos é como cuidar do alimento da nossa mente.
O princípio fundamental da Teoria Cognitiva-Comportamental desenvolvida por Aaron Back, teve como observação inicial a maneira como os pacientes com quadro de depressão tinham pensamentos negativos sobre si mesmos, sobre o mundo e o futuro. Mais tarde ele chamou isso de tríade cognitiva, tornando sua teoria sobre o processamento das informações uma grande referência para a ciência psicológica.
Pensando sobre a mulher durante o período gestacional, a maneira como nós nos percebemos e processamos a realidade tem influência direta sobre a forma como pensamos, nos comportamos e como interpretamos o mundo. A principal característica da teoria está na afirmação de que todo indivíduo que deseja é capaz de reestruturar a forma como vê a vida, corrigir pensamentos distorcidos e lidar melhor com os seus pensamentos, consequentemente com os aspectos emocionais.
Os pensamentos mudam como nos sentimos
No GentleBirth convidamos a você a observar seus pensamentos. Um pensamento pode mudar a qualidade de todo o seu dia – ainda mais durante a gravidez. Os cientistas estimam que temos cerca de 50 a 60.000 pensamentos indo e vindo a cada dia.
Imagine por um momento que sua mente é uma estação de trem bastante movimentada e cada pensamento é um vagão desse trem. Muitos de nossos pensamentos passam pela estação, mas às vezes quando não prestamos atenção, tomamos um trem de pensamento com destino ao Planeta Estresse. Isso acontece cada vez que nos deixamos prender a esse pensamento.
O que podemos fazer? Mindfulness!
A prática da atenção plena ajuda você a ver com mais clareza como sua mente funciona. O mindfulness é o processo psicológico de chamar a atenção de propósito para as experiências que ocorrem no momento presente, sem julgamento, que se desenvolve através da prática da meditação e de outro treinamento.
Quando você começa a prestar atenção em como os pensamentos negativos fazem você sentir, você pode sair na próxima estação, para que esses pensamentos não ganhem impulso e continuem a fazer você se sentir mal. Quando estamos atentas ao presente, reduzimos o estresse, melhoramos o desempenho, obtemos percepção e consciência através da observação de nossa própria mente e aumentamos nossa atenção ao bem-estar dos outros.
Atenção plena
Observe o pensamento, mas não se envolva com ele e não lhe dê mais energia, não tente afastá-los ou eles ficarão mais tempo. Reconheça o pensamento – veja como ele é: apenas um evento mental criado por seu cérebro. A atenção plena nos dá um tempo em nossas vidas em que podemos suspender o julgamento e desencadear nossa curiosidade natural sobre o funcionamento da mente, abordando nossa experiência com carinho e bondade – conosco e com relação aos outros. Lembre-se de que pensamentos não são fatos e não precisamos acreditar em tudo que pensamos.
A meditação começa e termina no corpo. Isso envolve dedicar tempo para prestar atenção a onde estamos e o que está acontecendo, e isso começa com a consciência do nosso pensamento. Esse mesmo ato pode ser calmante, já que nosso corpo tem ritmos internos que o ajudam a relaxar se dermos uma chance. Durante todo o dia de hoje observe em qual linha de pensamento você se encontra com mais frequência e em como você se sente.
Escolha seu destino com mais atenção.