Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Saiba como respirar no trabalho de parto

Saiba como respirar no trabalho de parto

Ficou confusa sobre como respirar em trabalho de parto? Você não está sozinha!

Essa é uma das principais preocupações que as mães têm à medida que a data provável de parto se aproxima – preocupações sobre como respirar corretamente e fazer isso de forma certa. E não faltam especialistas do YouTube compartilhando sua "técnica" como a mais eficaz (e como você define eficaz?).

Então, nos próximos minutos, tente esquecer o que você acha que sabe sobre a respiração em trabalho de parto e considere uma abordagem diferente.

Quando a respiração em trabalho de parto ficou tão complicada?

Quantas dessas você encontrou?

  • Lamaze

  • Hypnobirthing  Breathing

  • Sopro de vela

  • Fio dourado

  • Contando respirações

Eu gostaria de apresentar a você uma abordagem para respirar durante o trabalho de parto que você pode praticar facilmente hoje, que é mostrada para reduzir a dor, reduzir a depressão, reduzir a pressão arterial, melhorar o seu humor e exigir muito pouca prática. Basicamente, é mais eficaz do que a combinação das técnicas de respiração listadas acima. É irônico que tantos programas diferentes de preparação para o parto compartilhem a filosofia de "seu corpo sabe o que fazer" . Ainda assim, aquele mesmo corpo de que eles estão falando não consegue descobrir como respirar?

Da mesma forma, seu corpo sabe como fazer seu bebê crescer muito melhor do que sua mente consciente poderia (imagine ter que fazer aulas de "crescimento de fetos"!). Seu corpo sabe como respirar de forma bastante eficaz por conta própria, sem nossa contribuição consciente. Mas nós tropeçamos, não tanto com o trabalho físico do parto, mas com nossos pensamentos e emoções sobre o que está acontecendo. O que você está pensando durante essa onda pode estabilizar sua mente e corpo ou transformá-lo em medo e ansiedade. Tudo se resume a focar e deixar os pensamentos e emoções irem e virem sem que tenhamos que reagir a cada pensamento. Esta é a prática da respiração meditativa e você pode começar agora e levar sua prática de meditação não além disso.

Os efeitos da respiração relaxada e focada

Há muitos benefícios fisiológicos e psicológicos na respiração mais lenta, deliberada:

  • A resposta parassimpática (resposta de relaxamento) é acionada, o que reduz o estresse, a ansiedade e a dor (redução em torno de 20%).

  • Reduz a pressão arterial com apenas 10 minutos de prática todos os dias durante 8 semanas.

  • Seu corpo recebe muito sangue oxigenado para energia e resistência durante o trabalho de parto.

  • Seu bebê recebe mais sangue oxigenado.

  • Seu cérebro e o cérebro do seu bebê recebem mais sangue oxigenado para que você possa pensar com mais clareza e se sentir mais no controle.

Tantos benefícios surpreendentes por apenas desacelerar sua respiração ... E quando você adiciona a abordagem GentleBirth, os benefícios são ainda mais impressionantes.

Respiração Meditativa

O estilo respiratório da respiração meditativa reduz a dor significativamente com uma abordagem em duas vertentes: você obtém os efeitos do relaxamento e a desativação de dois circuitos específicos de dor no cérebro. Quando reduzimos a atividade dessas duas partes do cérebro, o "volume" de percepção da dor cai significativamente.

Curiosamente, um dos benefícios da respiração meditativa também é a redução da confusão (definitivamente útil para o cérebro da gravidez).

 Vamos tentar

1. Sente-se ereta em uma cadeira e, se for bom fazê-lo, feche os olhos ou mantenha-os abertos, suavizando o olhar, olhando para baixo.

2. Preste atenção à inspiração e expiração de sua respiração. Acho mais fácil manter minha atenção em minhas narinas enquanto sinto o ar frio entrando e o ar mais quente saindo.

3. Cada vez que você se distrair com um pensamento, sensação ou sentimento, simplesmente volte para a respiração.

4. Repita por 1 minuto – quando você pegar o jeito, tente 2 minutos, 3 minutos etc.

Resumindo

É tão fácil quanto inspirar, expirar! Note que seu pensamento saiu do prédio e agora está no supermercado, ou está repetindo aquela reunião horrível com seu gerente etc ... Calma e gentilmente retire o pensamento do supermercado sem qualquer autocrítica e volte sua atenção para a respiração novamente. Durante o trabalho de parto, nossas mentes podem ir para lugares estranhos, lugares que geralmente não conduzem a um parto positivo, mas quando você continua ajustando seu foco e não se deixando levar pelo drama de seus pensamentos, você pode reduzir a adrenalina.

É muito, muito importante que, quando você notar que sua mente se desviou, você suave e gentilmente traga seu foco de volta para a respiração.

Quando nos criticamos (eu sou uma boba ou algo assim), seu cérebro não consegue compreender a diferença entre você se repreender mentalmente ou um completo estranho gritando com você na rua (assustador, hein?). Então, mesmo com todo aquele relaxamento lento e confortável, se você não tiver uma mente bondosa para consigo mesma, estará desencadeando a resposta de luta e fuga desnecessariamente apenas por onde sua mente vagou.

É simples assim! Pense bem e você não vai errar.

Você também pode fazer isso no trabalho, em pé no supermercado ou sentada para praticar algo relaxante extra em um dia agitado.

Experimente o aplicativo GentleBirth Hypnobirthing esta noite, quando for para a cama – ele foi todo feito especialmente para você que está vivendo a gestação ou puerpério. Observe o quanto a respiração meditativa é útil para as dificuldades com o sono na gravidez.

Você gostou das dicas sobre respiração? Faz sentido para você?

O outro lado da “dor” do parto

O outro lado da “dor” do parto

Faça as pazes com o medo

Faça as pazes com o medo