Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Manejando as ondas - sobre as contrações no trabalho de parto

Manejando as ondas - sobre as contrações no trabalho de parto

Uma dos grandes medos e preocupações das gestantes é se elas irão aguentar as dores das contrações. Estas são, em geral, descritas de forma aterrorizadora.

Claro, se você nunca viveu um trabalho de parto pode achar que as contrações são insuportáveis, e ouvir que alguém levou 24 horas em trabalho de parto, pode lhe parecer um filme de terror.

Para começar a nossa conversa vamos substituir o que você chama de contrações pela imagem de uma onda, e isso vai ficar claro mais adiante no texto.

Então vamos lá…

As mulheres não iniciam o trabalho de parto já com ondas firmes, consistentes, ritmadas e intensas. Elas iniciam de forma lenta, isso é quase imperceptível para a maioria. Pode até levar algum tempo para que você identifique que aquilo que está sentindo são ondas, ou as tais contrações. Mas mesmo quando as ondas já estão bem estabelecidas e com ritmo, ou seja, vindo em intervalos regulares (15 em 15 minutos ou 10 em 10 minutos, por exemplo) podemos decompor essa onda em fases.

Há uma fase de intensificação, que equivale ao esforço que fazemos ao subir um terreno íngreme numa bicicleta sem marchas. Há o platô, que é o pico da onda em que já chegamos nele bem cansadas, mas precisamos manter o fôlego. Logo após alguns segundos no platô, iniciamos a descida da ladeira e a intensidade da onda vai diminuindo até desaparecer. Por isso gostamos da imagem da onda por que ela cabe bem no que se passa quando estamos sentindo o que chamamos de contração.

Então aqui você já tem duas informações importantes: 1. o que chamamos de dor tem uma gradação dentro da mesma onda; 2. nós podemos identificar se está subindo, se estamos no platô ou se estamos descendo.

Agora vamos tratar do tempo.

Quanto tempo dura uma onda? 60 segundos!!! Só isso? Só isso! Se vocês estiver tendo 3 ondas no intervalo de 10 muitos, significa que num intervalo de uma hora, você viverá 20 minutos com ondas e 40 minutos descansando.

E se acrescentarmos a informação de que somente em metade destes 20 minutos você estará vivenciando a onda em sua intensidade, o total de tempo dentro de uma hora cai para 10 minutos.

Você deve planejar o que fazer nestes minutos de descanso: mudar o foco, assistir a um episódio engraçado, a uma comédia, ouvir a sua playlist, dormir, namorar, comer alguma coisa gostosa etc. Use bastante esse tempo para recuperar as suas forças!

Lembre-se de que cada onda lhe deixa mais próxima de seu bebê.

As ondas são avisos de que tudo está indo bem, como esperado, precisamos celebrar esse momento! E, durante o minuto da onda, respire, esteja grata pelo processo, reconheça o esforço que seu bebê também está fazendo e use o mantra: Eu posso fazer qualquer coisa por um minuto!

Bom parto!


Você não é seu pensamento, sabia?

Você não é seu pensamento, sabia?

Lubrificante no trabalho de parto - sua saúde vaginal e a saúde do seu bebê

Lubrificante no trabalho de parto - sua saúde vaginal e a saúde do seu bebê