10 dicas para um parto positivo!
Sempre que encontro clientes, é comum perguntar qual é a minha filosofia em torno do parto. Essa é fácil para mim: minha filosofia é qualquer que seja a SUA filosofia. Um parto positivo ocorre de várias formas, seja com uma epidural, seja com uma indução no dia anterior à sua DPP, um parto a luz de velas ou numa cesariana planejada centrada na família.
Entendo que um parto positivo é definido apenas por VOCÊ, mas, surpreendentemente, nem todos os profissionais de parto compartilham essa abordagem inclusiva.
Aqui estão minhas dez principais dicas para lhe ajudar a ter o trabalho de parto e o parto dos seus sonhos.
10 | Escolha seu local de parto com cuidado
De acordo com pesquisas recentes no Brasil, o risco de ter uma cesariana depende mais de sua escolha da equipe do que quaisquer complicações de saúde que você ou seu bebê possam experimentar no dia. Viver a primeira etapa de seu trabalho de parto em casa pode tornar o nascimento muito mais positivo. Um Centro de Parto Normal ou uma equipe de parto domiciliar também são ótimas opções, se você preferir cuidados adaptados às suas circunstâncias particulares.
9 | Siga seu caminho para um parto positivo
O exercício leve na gravidez reduz o risco de complicações e é bom para você e para o seu bebê. Você cria resistência e foco - ambos úteis no trabalho de parto. Estar na posição vertical no trabalho de parto está associado a trabalhos mais curtos, menos dor e menos sofrimento fetal. Você pode compartilhar esses adoráveis hormônios da felicidade (endorfinas) com seu bebê também. Yoga, caminhadas, natação são ótimas opções.
8 | Faça um workshop de preparação mental para o parto
As aulas tradicionais de preparação para o parto hospitalar geralmente se concentram no que pode dar errado no trabalho de parto e não no que pode dar certo. Em um Workshop GentleBirth, você aprenderá sobre o sistema obstétrico da sua cidade e todas as opções para seu parto, para que você e seu parceiro possam tomar as decisões que precisam ser tomadas com mais assertividade. Encontre hoje um workshop GentleBirth perto de você clicando aqui.
7 | Não viva o trabalho de parto sozinha
Em um hospital agitado, a enfermeira pode precisar cuidar de mais de uma mãe grávida e seu acompanhante talvez seja seu único suporte no dia (veja o ponto 5).
Há um ditado: "se doula fosse medicamento, seria antiético não receitá-la".
Há muitos benefícios em contratar uma doula para o parto, incluindo menos necessidade de alívio da dor, redução significativa do número de cesarianas, menor uso de ocitocina, redução da depressão pós-natal e maiores taxas de aleitamento materno. Não há realmente nenhuma desvantagem em ter suporte extra no dia de seu parto.
6 | Um acompanhante preparado
Um acompanhante bem preparado é uma das ferramentas mais importantes em seu kit de ferramentas para o trabalho de parto, especialmente se estiver em um plantão hospitalar. Com muita frequência, os acompanhantes são deixados de lado na sala de parto, mas com apoio, informações e treinamento, eles podem ser a pedra fundamental que você precisa no dia para apoio emocional e físico.
5 | Evite as pessoas intrometidas
Sem dúvida, você já conheceu algumas. Aquelas amigas e familiares bem-intencionados que mal podem esperar para lhe dizer o quão péssimo é um parto. Encontre sua tribo positiva de nascimentos, pessoas que a elevarão, a incentivarão e manterão você animada com o que está por vir. Encontre grupos com ideias semelhantes, tanto pessoalmente quanto online. Faça parte da Comunidade GentleBirth Brasil no Facebook.
4 | Preferências de Parto escritas e concisas
As preferências de parto por escrito são uma excelente ferramenta de comunicação. É uma ótima maneira de ajudar a equipe a conhecer você e o tipo de parto que você gostaria. Não é um contrato ou garantia, mas ajuda você e seu parceiro a explorar suas opções para o grande dia e acessar o atendimento personalizado em vez de protocolos hospitalares padrão que podem ou não ser baseados em evidências. Não há necessidade de transformar suas preferências em uma tese! Apenas uma página com marcadores será suficiente.
3 | Usufrua do conforto da água quente!
Também é conhecida como epidural da parteira, a imersão em águas mornas reduz o tempo do trabalho de parto, reduz a dor e permite maior liberdade de movimento. Você não tem o peso do corpo, apenas a felicidade absoluta em trabalho de parto! Sem banheira? Experimente o chuveiro.
2 | Crie seu kit de ferramentas para o trabalho de parto.
Não viva o trabalho de parto sem uma bola de Pilates! Apenas sente, abra a pelve e reduza a dor à medida que você se move e percebe que seu bebê está descendo. Uma máquina TENS, acupuntura, música e estratégias mentais também podem ajudá-la a se sentir mais calma e mais no controle. A analgesia pode também fazer parte do seu kit de ferramentas de trabalho de parto. Mantenha tudo disponível para o parto mais positivo possível.
1 | Seu pensamento - concentre-se no que pode dar certo
Apesar do que você assiste em Greys Anatomy, na maioria dos casos, o parto é muito bom para a maioria das mães e bebês saudáveis. Aposto que você passa muito tempo na gravidez ensaiando mentalmente o tipo de parto que NÃO deseja (episiotomia, cesariana etc) em vez do parto que deseja (calmo, focado, poderoso). Seu pensamento sobre o parto é muito importante. Comece a treinar seu cérebro para se preparar para um parto calmo e positivo, em qualquer direção que a experiência a leve com sessões de auto-hipnose e mindfulness.
O que pode ajudar você a ter um parto positivo? Divida com a gente!
Foto: Roberta Martins @robertamartinsfoto <3