Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

8 maneiras de reabastecer-se emocionalmente durante a pandemia

8 maneiras de reabastecer-se emocionalmente durante a pandemia

Quando chegamos há alguns meses no "novo normal" da pandemia e percebemos o quanto isso era sério, a maioria de nós adotou uma atitude rígida e continuou com ela – que escolha tínhamos? Ótimo para quem se manteve calma para incorporar as muitas mudanças como trabalhar em casa, assumir os cuidados com as crianças, as mudanças na rotina, na escola etc. Mas tudo isso tem um custo e a conta vai ser paga mentalmente e/ou fisicamente mais cedo ou mais tarde.

O cérebro reage a essas situações de "novidade" e puxa a adrenalina para nos reenergizar e assim continuamos em frente. A Dra. Ann Mastin, especialista em resiliência, cunhou o termo “surge capacity” (não localizamos a tradução do termo para português). Surge capacity é um "conjunto complexo de sistemas adaptativos mentais e físicos". Mastin o descreve como uma resposta que normalmente acessamos para sobrevivência de curto prazo durante um desastre natural, como um terremoto ou outra situação de alto estresse. Dura mais do que a resposta típica de luta/fuga, mas acaba quando a situação estressante tem um fim e o corpo e o cérebro podem retornar à linha de base normal.

No momento, estamos experimentando uma pandemia sem solução imediata que nos esgota mais a cada dia. Assim como o trabalho de parto, temos que pensar que esse jogo é longo. Se não usarmos nossos recursos com sabedoria, podemos nos encontrar mental e fisicamente exaustas antes do início do trabalho de parto ativo e ainda temos horas pela frente. Da mesma forma, se não estivermos nos controlando com o isolamento e as notícias, ficaremos sem energia mental para continuar.

Ainda não temos uma data para acabar com as restrições impostas pela pandemia. Então como podemos começar a repor nossas reservas?

Quando você está com seu dedinho no celular, você está deslizando a tela ou mimando o estresse? Sabemos que gastar muito tempo nas redes sociais pode afetar nosso humor, mas temos dificuldade de abandonar esse hábito já que a parte do cérebro associada à tomada de decisão racional está offline nesse momento. Além disso, as redes sociais são projetadas para serem viciantes. 

Quando estamos estressadas, podemos rolar a tela sem pensar, vendo nada além de más notícias, como um zumbi. Da próxima vez que se perceber assim, pare e escute uma meditação no aplicativo GentleBirth – observe como seu humor pode ficar um pouco mais leve durante o dia.

Se possível, saia de casa uma vez por dia – o contato com a natureza pode melhorar seu humor.

Todos os dias faça algo que a nutra emocionalmente. Isso pode ser algo tão simples como saborear seu chocolate favorito, ouvir uma música que curte ou assistir a chuva.

Aceite com autocompaixão que agora é assim que as coisas são e que não está ao seu alcance resolvê-las, apenas cuide-se! Mesmo sendo uma porcaria, lutar com a realidade só a deixará mais infeliz (lembre-se de controle os controláveis: sua mentalidade, seu modo de pensar).

Tente anotar todos os dias no celular ou num caderno algo pelo qual você é grata. Você não pode ficar estressada e grata ao mesmo tempo. Faça algo bem simples e procure por coisas que a encantem a cada dia, faça uma anotação mental disso. Amanhã procure por duas coisas que a encante. Quanto mais você procurar intencionalmente pelo deleite em vez da destruição, mais você encontrará!

Defina um cronômetro em seu celular (você escolhe o tempo) para sentar-se por 3 minutos e trazer à mente a lembrança de uma experiência que traz lembranças felizes para você. Aproveite realmente essas memórias. O neurocientista Rick Hanson chama isso de instalação de estado positivo. O cérebro está programado para ameaça, não felicidade, então as memórias positivas não são tão aderentes quanto as negativas. É preciso mais esforço para instalar uma memória positiva, mas essas memórias irão reduzir os hormônios do estresse e aumentar os hormônios da sensação de bem-estar, como endorfinas, oxitocina, dopamina e serotonina.

Faça um esforço para se manter conectada com amigos, familiares, pessoas que ama. Quando estamos nos sentindo esgotadas, pode parecer mais fácil simplesmente recuar, ficar solitária. Tudo bem de vez em quando, mas a comunidade e a conexão são importantes para a saúde mental.

São normais os sentimentos de tristeza e perda de como as coisas costumavam ser. Permita-se tempo e espaço para ficar bem por não estar bem.

O que vem lhe ajudado a se reabastecer emocionalmente?

Tracy

Como alimentar sua felicidade durante a gestação

Como alimentar sua felicidade durante a gestação

Desconstrua sofrimento e construa uma experiência positiva de parto

Desconstrua sofrimento e construa uma experiência positiva de parto