Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Por que se preparar emocionalmente durante a gravidez em tempos de COVID?

Por que se preparar emocionalmente durante a gravidez em tempos de COVID?

Monalisa Barros

Quando estamos grávidas, já aumentamos em muito a nossa responsabilidade, afinal há um outro ser dentro de nós que depende integralmente do que comemos, de como nos movimentamos e nos sentimos. Se isso já pode ser fonte de mais ansiedade em tempo normais, imagine em tempos de pandemia, quando as informações brotam por todos os lados e muitas vezes se contradizem?

Não param de chegar notícias de intercorrências em mulheres gravidas, algumas vezes sobre o aumento da morbidade (doenças na gestação relacionadas ao Covid) ou sobre a mortalidade (mortes maternas e neonatais relacionadas também ao Covid). Além disso a ausência de uma gestão da crise coordenada faz com que os discursos de diferentes níveis dessa gestão também entrem em colisão: a prefeitura pode dizer uma coisa, o estado outra e o governo federal fazer outra.

No meio disso tudo, surge a luz da vacina – de repente parecia que estaríamos protegendo as grávidas do país. Contudo entra em cena a solicitação médica. Não há um protocolo único na indicação da vacina para gestantes. Para completar, ontem, acordamos com a suspensão de uma marca de vacina sob a alegação do aumento do risco de tromboembolismo. E quem já tomou a primeira dose? Isso ocorre somente no Brasil? Esse caso de tromboembolismo estava vinculado realmente à vacina?

Independente de quem possa ter estas respostas, a mulher que neste momento carrega um bebê em seu ventre fica sobrecarregada com emoções distintas. O medo pode ser ampliando, a vulnerabilidade emocional pode colocá-la em maior risco. Por isso a saúde mental precisa ser priorizada. RESPIRE!

O treino emocional e mental pode lhe ajudar a separar o que está sob seu controle. Separar estas coisas já nos dará a possibilidade de entender sobre o que podemos agir. Não temos controle sobre a pandemia, nem sobre a gestão dos governos, então precisamos desenvolver estratégias de nos mantemos sanas no meio deste caos. Nosso mantra GB faz mais sentido do que nunca: Controle o que for Controlável.

E como podemos fazer isso? Focando no aqui e agora. Temos somente o presente para viver. Ao focarmos na respiração, na higiene mental, podemos escolher como responder ao caos e não nos deixarmos levar por ele. Diminuindo o excesso de passado e a insistência de pensamentos no futuro, resta-nos o hoje.

Neste momento, convidamos você a ampliar a conexão com seu bebê, com sua gravidez e com o seu momento. Pode ser através de uma meditação, de um exercício de respiração, da uma aula de Yoga para gestantes ou de uma auto-hipnose. O mindfulness amplia a nossa habilidade de manejo da ansiedade, aumentando nossa resiliência emocional. As hipnoses nos ajudam a modificar o mindset e reformular crenças, reconfigurando nossa expectativa de futuro.  As respirações sempre ampliam a entrega de oxigênio e nutrientes ao nosso bebê. E as afirmações positivas nos lembram que nós podemos sim!

O importante é olhar mais para dentro de si mesma. Você encontra alguns exercícios interessantes em canais diversos do Youtube, em podcasts e, no App GentleBirth Hypnobirthing que é feito por nós e pode ser um grande companheiro.

Busque seus pares, rodas de grávidas, por exemplo. Esses são espaços importantes para você se sentir fortalecida junto a pessoas que estão se sentindo como você e que podem lhe ajudar na troca de experiências.

Estamos juntas! Nós do GentleBirth Brasil estamos sempre em busca de ferramentas que possam lhe ajudar a viver este momento. Frequente nossas redes sociais, nosso podcast e o nosso blog. A nossa preocupação é fornecer informações seguras e formas de viabilizar uma experiência positiva de parto. Conte conosco!

Leia a matéria feita pela Renata Okumura para o Estadão (11/5/2021) com especialistas. Mona fala sobre como a gestante pode lidar com a sensação de medo durante a pandemia.

Carta a uma futura mãe,

Carta a uma futura mãe,

Sinta-se em Casa no seu Corpo após o Parto!

Sinta-se em Casa no seu Corpo após o Parto!