Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Encha o seu "copo" de amor

Encha o seu "copo" de amor

Solena Correia*

A gravidez é um momento de grande transformação externa e interna. A sua jornada pode ser comparada com um grande mergulho em apneia, para apanhar um  tesouro, sem saber quão fundo é, tendo por vezes de procurar “balões de oxigénio” na  forma de pessoas prontas a ajudar e apoiar, que incentivam e validam as suas escolhas,  permitindo continuar, determinada e confiante. 

Devido às alterações hormonais e às mudanças cerebrais as mães têm percepções  aumentadas de outros estados emocionais. Umas podem sentir-se muito criativas e  felizes, enquanto outras podem sentir sobrecarga, mal estar. 

Surgem informações de todos os lados, conversas, histórias, que muitas vezes servem  para espelhar os mais escondidos medos, crenças e feridas. Saber selecionar o meio de  onde se retira a informação pode ser determinante na vivência da gravidez e até mesmo  no desfecho do parto, sendo que adquirir informações e ensinos fidedignos vai aumentar  a confiança e segurança da mulher. 

Gerir os sentimentos e emoções envolvidos na gravidez por vezes é um grande desafio.  Dizer que não gosta de estar grávida pode ser algo que a grávida não se sinta confortável  por sentir medo do julgamento, mas este sentimento pode elevar o seu nível de ansiedade. O nível aumentado de stress da mãe está associado a efeitos negativos na mãe e no bebé  e a mulher que viva uma gravidez sob depressão e ansiedade tem mais probabilidade de  ter consequências na sua saúde mental e do seu bebé. 

Porém, além dos desafios a gravidez vem sendo uma fase na qual a mulher tende a  procurar ter comportamentos positivos e hábitos mais saudáveis devido à preocupação  com o bem estar do bebé. Procurar apoio e suporte para cuidar da sua saúde mental,  assegurar-se que vai ter "balões de oxigénio" para recorrer nos momentos mais frágeis,  pode ser algo muito benéfico para toda a família e vai com certeza tornar a caminhada  mais leve.

Priorize o seu autocuidado. Foque-se no presente sem julgar a experiência. Só podemos  dar aquilo que temos, então encha o seu copo de amor até transbordar!!

Mais de 170 áudios especiais para suas gestação, parto e pós-parto

* Solena Correia, mãe de dois meninos, enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia há 11 anos, a exercer funções em Sala de Partos de um hospital público, formadora em cursos de preparação para o parto e prestadora de acompanhamento no pós-parto (Portugal). Autora da página de Instagram e Facebook @no_colinho_da_sol

O Medo no Trabalho de Parto: Implicações e Abordagens para Gestantes

O Medo no Trabalho de Parto: Implicações e Abordagens para Gestantes

Corpo ativo, mente vagante e o presente

Corpo ativo, mente vagante e o presente