Corpo ativo, mente vagante e o presente
Viviane do Vale Bon Campos*
Nos dias de hoje, há uma enorme atenção em como nutrimos e ativamos os nossos corpos. Dietas, orgânicos, planos alimentares, inúmeros programas de como mantermos nossa saúde e corpo saudável. Fazer atividade física regular, se manter ativo nunca foi tão imprescindível.
Há quem se alimentam de forma saudável, mas muitas vezes com pressa, pensando nos problemas e tarefas do dia, que nem sabem direito o sabor do que estão comendo, mastigando rápido ou engolindo mesmo. Fazem atividade física em esteiras com telas interativas, assistindo séries e reportagens, sem ao menos prestar atenção em sua própria respiração, hidratação, passos ou equilíbrio.
Nossa mente fica vagando em pensamentos atropelados, perdida no tempo do que deveria ter feito, no que irá fazer amanhã, e raramente temos atenção plena no agora, nesse exato momento de ler esse texto por exemplo.
É um desafio, acalmar a mente e se conectar consigo mesma sem ser atropelada por vários pensamento e tarefas a se fazer.
Há ferramentas que podem ajudar a estarmos mais conectadas com o nosso físico e mente, pois nosso corpo é único. Parece natural a atenção plena para as crianças pequenas que vivem o agora sem preocupações e, conforme vão crescendo, perdem essa habilidade. Mas com prática é possível aperfeiçoar essa habilidade de como esvaziar a mente, ter atenção plena ao momento, baixar a ansiedade e reformular perspectivas negativas, com pensamentos e atitudes construtivas, buscando sempre o “copo meio cheio”.
Fazer atividades físicas com atenção plena, diminuem as chances de lesões, melhora o rendimento e a qualidade de vida.
O planejamento é uma ferramenta para ajudar muito na ansiedade, fazer visualizações do que poderá acontecer, também nos prepara para lidar melhor nas situações sem ficar fazendo resoluções mentais cansativas em looping.
Quando nos sentimos preparadas, física e mentalmente, temos mais autoconfiança, menos medo, temos mais poder de regular nossa respiração, nosso limiar de dor e isso traz muitos benefícios para um parto mais natural e menos medicamentoso.
O GentleBirth tem essa proposta de individualizar a experiência de parto para cada família, desmistificando medos e anseios, fazendo com que a mulher seja a protagonista do processo, que ela sinta e tenha consciência de seu corpo, de suas mudanças, seus hábitos e esteja plenamente conectada para que durante o seu parto, ela tenha uma experiência positiva, aumentando assim, as chances de ter um parto vaginal natural.
Quando a mulher se prepara fisicamente, se alimentando bem, tendo uma rotina de exercícios saudáveis e uma prática de atenção plena, ela está cada vez mais íntima de sua própria individualidade.
Cada pessoa terá seus rituais de concentração, de entrega, de meditação ou crença, que irá contribuir para que desde a gestação, os pensamentos e anseios sejam mais positivos, trazendo boas consequências diretamente ao pós-parto também, na amamentação e cuidados com o bebê recém-nascido.
A preparação para um parto mais positivo, vai além do parto, envolve a preparação para a amamentação, de como conduzir a jornada e trás o conhecimento de sua fisiologia também. A amamentação é uma aprendizagem de como o bebê irá se comportar e o que deveria ser comum ou não. Ter esse cuidado de trazer informações sobre a amamentação, ajuda as famílias a lidar também com a ansiedade, medos e mitos. Ter informações e saber onde buscar, ajuda a mente da mãe durante a gestação, não ficar ocupada com esses pensamentos do futuro e a ter mais atenção plena no seu dia a dia.
Na nossa sociedade brasileira, a gestação, o parto e a amamentação são temas sem consenso; o acesso a informação atualizada de qualidade é difícil, e, muitas vezes, estão restritas à experiência dos seus entes queridos. Ter uma facilitadora GentleBirth para trazer uma educação perinatal e preparação, uma equipe multidisciplinar com ações baseadas em evidências científicas, aumentam muito a sua chance de ter uma experiência respeitosa, positiva desde o gestar, nascer e amamentar o seu bebê.
*Sobre Viviane:
A maternidade me trouxe para o lado profissional de atendimento ao parto. Formada em Educação Física e Psicomotricidade, apaixonada pelo corpo humano e suas possibilidades, após os meus dois partos, fiz uma mudança de carreira e há 5 anos sou doula, consultora em amamentação e laserterapeuta. Sempre em constante aprendizagem para atender de forma respeitosa, com qualidade e conteúdo, amo educação perinatal e mediar rodas de conversa.