Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Faça as pazes com o medo

Faça as pazes com o medo

O medo pode parecer um companheiro constante na gravidez. Parece que ele está à nossa espreita em cada esquina, ainda mais hoje em dia.

Não se surpreenda ao descobrir que geralmente não tomamos boas decisões quando estamos em um estado de medo, estresse ou crise. É importante aprender a fazer uma pausa quando as emoções estão querendo tomar conta da gente e perceber o que está acontecendo. A pausa vai nos ajudar a perceber que podemos nos sentir ancoradas mesmo em momentos estressantes. Ela permite que tenhamos melhores respostas e interações, apoiando nossa visão de um parto positivo e a nosso desejo de amamentar. Com isso, paramos de de ser puxadas, catalisadas por essas grandes emoções.

Seu médico mencionou que seu bebê parece ser um pouco maior? Pausa, respire.

A enfermeira faz um comentário sobre o tamanho da sua barriga? Pausa, respire.

Você diz a uma amiga que deu à luz há um mês que está planejando um parto não medicado e ela ri? Pausa, respire.

É muito importante ser capaz de ver claramente durante esse período. Você tem algumas importantes decisões a tomar. Quando você faz uma pausa e respira, você tem mais clareza em torno de suas intenções – o que está conduzindo suas decisões, que escolhas tem feito para o parto, e para a maternidade. É difícil ver claramente quando estamos com medo, estressadas ​​ou com raiva. Respirar profundamente algumas vezes ajuda a colocar o "cérebro pensante" novamente online, para que você tenha um pouco de espaço para pensar com clareza. Durante a gravidez, seja capaz de sentar com o medo, muitas vezes isso ajuda a afrouxar o controle dele sobre nós.

Feche os olhos por alguns minutos ... Respire um pouco ... Perceba onde esse sentimento de medo aparece em nosso corpo… Pergunte o que ele precisa… Aguarde a resposta ... Pode haver muitas respostas que vêm à mente.

Em outros programas de hipnose, o medo é retratado como um inimigo, algo contra o qual devemos lutar. E sim, há muitas informações assustadoras por aí. O medo muda nossa fisiologia, reduz a oxitocina e aumenta o uso de energia para que tenhamos menos resistência, mas resistir ao medo também cria tensão no corpo e na mente. 

Uma abordagem atenta e curiosa suaviza os limites da ansiedade e pode permitir que pensamentos de medo passem.  Você está aprendendo a não morder a isca, a dar um passo atrás para ver esses pensamentos como eles realmente são: eventos mentais passageiros que não requerem nenhum envolvimento seu. 

Agora você pode explorar essas decisões de um lugar calmo e centrado com intenção e apreciação, afinal, seu cérebro está apenas tentando ajudá-la de uma maneira única e singular.

Ter uma abordagem para acolher o medo em vez de afastá-lo ou distraí-lo nos ajuda a determinar se as decisões que temos que tomar estão sendo guiadas por nossa intuição ou por nossos medos. Quando você se senta com o medo, ele parece ser  muito diferente no corpo em comparação com a nossa intuição, ou "conhecimento". Faça isso como um experimento da próxima vez que sentir medo.

A nova sessão no aplicativo GentleBirth Hypnobirthing “Gestação Confiante” ajudará você a se conectar com aquela voz interior – a voz que não podemos ouvir quando nossos medos estão ressoando em nossos ouvidos. É uma das nossas sessões favoritas para gravidez.

Experimente o aplicativo GentleBirth Hypnobirthing hoje e faça amizade com seus medos.

Android e iOS



Saiba como respirar no trabalho de parto

Saiba como respirar no trabalho de parto

Entre o querer e o fazer, existe a mente

Entre o querer e o fazer, existe a mente