Hackeando hormônios no parto, no pós-parto e na vida
Por: Natália Cerântola*
Como doula e bióloga que sou, sempre gostei de falar sobre a importância dos hormônios na gestação, parto e pós-parto. Ao entender a fisiologia hormonal desses momentos, a gestante se encoraja e tende a pensar nos hormônios como seus aliados.
“Ah, mas eu sou muito sensível à dor, choro para me depilar”.
“Tenho medo de não suportar, pois eu sou sedentária e o parto é uma maratona”.
Eu entendo a sua preocupação, mas se você “der as mãos” para os hormônios, vai se surpreender com a capacidade do seu corpo e sua mente aguentarem dias de privação de sono e contrações intensas e, por vezes, incômodas.
Seus hormônios já estão sendo hackeados
Sabemos que hackear remete à intervenção, invasão (sem convite prévio). Como isso pode ser bom?
Seus hormônios já estão sendo hackeados o tempo todo: pela mídia, pelas pessoas ao redor, pelos pensamentos negativos associados ao parto, que foram colocados em você desde o seu nascimento. Então por que não usar as mesmas armas para tornar o seu cérebro mais confiante e tranquilo? O GentleBirth te auxilia a virar a chave de “parto=medo, dor, terror” para “parto=natural, seguro, belo”.
A orquestra hormonal
Michel Odent, renomado obstetra francês, chama os principais hormônios que agem no parto e no pós-parto de “coquetel de hormônios do amor”. O entendimento acerca das peculiaridades desse coquetel facilita a sua ação, pois fornece ferramentas para você se blindar do que prejudica os hormônios e de como instruir o seu cérebro para mergulhar nessa jornada.
Os hormônios componentes desse coquetel são: Ocitocina, Endorfina, Prolactina e Adrenalina. Eles aumentam e diminuem no momento certo, como instrumentos de uma orquestra, lapidada por milhares de anos de evolução, em prol da sua sobrevivência e do seu bebê. Se equilibrados, te auxiliam para um trabalho de parto mais tranquilo, onde você terá energia, concentração e sensação mais amena das contrações.
Já no pós-parto, eles irão agir para que você tenha leite o suficiente para nutrir o seu bebê, esteja atenta sempre que seu bebê precisar, vinculada a ele (e ele a você), além de te dar suporte à privação de sono e garantir que você se recupere mais rápido do parto. Ao mesmo tempo, esses hormônios são extremamente sensíveis ao ambiente, ficam tímidos com as interferências.
Os hormônios do coquetel do amor são os mesmos que secretamos no momento da relação sexual. Pense: o que você precisa para uma noite de amor maravilhosa? O que te traz segurança? É muito parecido com o ambiente necessário para que o parto flua bem e para um pós-parto mais leve: luz baixa, som que te agrade, toque, olho no olho, não se sentir julgada, observada ou apressada, saber que está amparada e segura (pela equipe e, principalmente, pel@ parceir@), estar bem alimentada e feliz.
Por exemplo, é muito comum que a mulher apresente uma redução das contrações no momento que ela sai da sua casa e vai para o hospital. Ela saiu de um local de segurança e conforto para ir para um local desconhecido e frio. Então sugiro para as gestantes colocarem um fone de ouvido com a sua playlist ou com os áudios do aplicativo GentleBirth para que permaneçam focadas e concentradas, e não sintam tanto a interferência externa.
É importante também que o seu acompanhante de parto saiba de tudo isso para que seja o seu escudo e, assim, você relaxa ao ter certeza de que tem alguém cuidando de tudo por você. Dessa forma, sempre que algo te atrapalhar, é só fechar os olhos e continuar concentrada no seu processo.
No Workshop GentleBirth você e @ parceir@ estudarão a fundo a ação dos hormônios e entenderão como manejar cada momento do parto e pós-parto, para terem mais qualidade de vida e viverem experiências mais positivas.
Estar consciente desse poder que temos de auxiliar a nossa própria fisiologia é transformador. Além de auxiliar o processo de parto e pós-parto, deixa uma bagagem positiva para a vida. Sempre que você tiver em um momento estressante, sempre que algo te tirar do equilíbrio, você pode se observar e ir testando formas de ajudar o seu corpo a se equilibrar novamente.
A prática de Mindfulness na sua vida, pode acarretar alterações cerebrais, aumentando o autoconhecimento e a regulação emocional. Você automaticamente passará a se controlar melhor em momentos de crise, tomando decisões mais construtivas em sua vida. Além disso, terá maior capacidade de perceber os gatilhos que causam o desequilíbrio hormonal em seu corpo, podendo evitá-los ou manejá-los de maneira que seja mais fácil lidar com eles.
* Natália Cerântola é Doula, Proprietária da Mama Power e Instrutora GentleBirth. Você pode encontrá-la no Instagram no @nana.doula ou no @mamapowerbr