Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Mindset para o Parto

Mindset para o Parto

Por: Thais Galter*

Duvido que você ainda não tenha escutado em algum lugar esta palavra! Mindset é a forma que você pensa, a configuração mental, a base para suas ações posteriores. É um conjunto de crenças que influenciam inclusive nas suas reações físicas. 

As pesquisas sobre mindset sugerem que existem dois tipos de modelos mentais: o fixo e o de crescimento. No mindset fixo, o pensamento cria uma voz que diz coisas como : “sou fraca pra dor”, “eu não vou conseguir”, “as coisas geralmente dão errado pra mim”. Já o modelo mental de crescimento olha para os desafios e busca estratégias para ultrapassá-los. 

A maioria de nós tem uma mistura entre os dois modelos, permitindo que se sobressaiam dependendo da situação vivida e das crenças dominantes. Vencerá o modelo mental que é mais alimentado, por este motivo, é importante alimentar e fortalecer o mindset de crescimento.  A seguir, deixo algumas dicas para alimentar o modelo mental de crescimento e ter um mindset ideal para o parto:

Prepare-se com informação

Estar alicerçada em informações verdadeiras, seguramente ajudará na sua forma de pensar a respeito do parto e na sua experiência de parto.

Nossa sociedade está inundada de informações duvidosas e mitos a respeito do parto, essas histórias enviam para o nosso cérebro a mensagem de que é muito difícil parir, que esta é uma experiência para poucas e que você tem poucas chances de ser uma destas mulheres. 

Cerque-se com a verdade, lembre-se de que a maioria ao seu redor passou por uma cesárea, não por não ser capaz de ter um parto normal, mas porque foi convencida disso. Alimente seu cérebro com pesquisas, com números, com histórias reais, isso irá te ajudar muito no trabalho de parto.

Prepare-se com apoio

Se a maioria das pessoas ao seu redor tenta te desencorajar ao parto normal, busque aquelas que irão te fortalecer, participe de rodas de gestante, grupos de apoio, cursos de preparação. 

Mostre para seu cérebro que você não é a única. 

É normal que nossa mente tente se sentir segura no senso comum (por exemplo: se a maioria das mulheres ao meu redor teve uma cesárea, então o mais seguro deve ser uma cesárea), mas é possível mudar essa defesa da nossa mente, apresentando a ela uma nova realidade. 

Prepare-se visualmente

Uma ferramenta que pode ajudar a fortalecer sua mente para o parto é espalhar frases positivas (e verdadeiras) a respeito do parto, nos lugares em que você sempre tem acesso. Abaixo, deixo algumas sugestões de frases para colocar no espelho, geladeira, agenda e onde mais você tiver acesso: 

“Eu consigo!”

“Meu corpo está preparado para fazer isso”

“Meu bebê sabe como nascer”

“A dor é passageira, meu bebê é para sempre”

“Sentir dor não é sinônimo de sofrer”

“Meu trabalho é relaxar e deixar o parto acontecer”

“Cada contração é menos uma e me leva pra mais perto do meu bebê”

Leia-as diariamente, entenda o sentido delas, novas sinapses serão feitas e você se sentirá mais preparada para o trabalho de parto. 

Você também pode fazer este preparo através das visualizações e meditações sugeridas no app GentleBirh Hypnobirthing, com esse acompanhamento diário, você estará fortalecida para um parto possível e positivo.

*Thais Galter é mãe de Nathan, arte-educadora, bailarina, atriz, casada com o Thiago, dona de casa, doula e instrutora GentleBirth. Você pode encontrá-la no Instagram @thaisgalter.doula

Baixe o app GentleBirth Hypnobirthing: AndroidiOS

O presente de ESTAR PRESENTE no seu parto

O presente de ESTAR PRESENTE no seu parto

Retrospectiva 2020. Bem-vindo 2021!

Retrospectiva 2020. Bem-vindo 2021!