Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

O que esperar quando você medita?

O que esperar quando você medita?

História real:

Ao acordar esta manhã, peguei meu celular – provavelmente você também. Alguns minutos de navegação sem sentido transformam-se rapidamente em 30 minutos. Quando despertei do transe, fechei as telas do Instagram e do FB, lembrando-me de uma substância química do cérebro chamada dopamina (parte do circuito de recompensa no cérebro) que estava tornando tão difícil me fazer parar de olhar para a tela.

Eu ignorei o impulso de continuar rolando a tela e encontrei minha sessão regular de meditação, apertei o play e aqui está o que aconteceu.

Cérebro: Não há esperança de que estejamos nos acalmando agora para meditar. Você viu o que está acontecendo no mundo? Leu as notícias?

Eu: Siga a sensação da respiração ... dentro … e ... fora ...

Cérebro: Não! Todas as atualizações estão ACONTECENDO! Você precisa responder seus e-mails. Não se esqueça de fazer aquela pesquisa. Você tem uma reunião com o cliente no domingo para se preparar e uma sessão com as novas doulas. Não se esqueça que o filme Mulher Maravilha 1984 foi lançado.

Eu: E ... de volta à respiração ... dentro ... fora ... dentro ...

Cérebro: Não há leite para o café da manhã, as crianças vão ter que comer só ovos. Você vai correr esta manhã? E aquela mulher que foi assediada por aquele estranho na semana passada? Talvez você deva esperar até que esteja claro, mas então estará muito quente! Basta tirar o dia de folga e voltar amanhã.

Eu: Percebi como meu cérebro está ligado (e ainda não tomei café). Eu volto para a respiração e faço um mini scan corporal onde eu noto que minhas nádegas estão contraídas – não tenho certeza se isso é tudo... Eu intencionalmente relaxo meu traseiro e examino meu corpo em busca de outras áreas que estão ficando tensas ...

Cérebro: Caramba, por que essa bunda está tão apertada? Você está tão TENSA esta manhã... Qual é o sentido de meditar agora quando você está assim?

Eu: Não estou me envolvendo com essa tagarelice... voltando à respiração... percebendo um pouco de humor nessa conversa interna sobre meu traseiro (que coincidentemente está apertado DE NOVO)!

Cérebro: dsfakajf alksdjf akldsjkasjdfkaljd ass laksdjflkafja alksdf jalskdj? lkadfj lakjfdkajfkfaj lkajsf lkasjd…

Eu: Gentilmente trazendo minha consciência de volta à minha respiração e direcionando-a para as áreas em que estou percebendo tensão.

O sino toca para encerrar minha meditação.

30 minutos se passaram.

O que acabou de acontecer? Onde está meu Zen?

Se você tem dias como este em que até mesmo uma meditação de 5 minutos parece inútil, você não está sozinha. A meditação não é uma técnica de relaxamento – isso é onde muitas pessoas ficam confusas. É sobre aprender a ter foco e perceber sem qualquer julgamento o que está acontecendo automaticamente nos bastidores em nossa mente quando não estamos olhando (cerca de 50% de nossas horas de vigília).

Se você pudesse ver dentro do meu cérebro, veria as vezes em que ele pega o microfone (minha amígdala, também conhecida como resposta ao estresse) e os holofotes se direcionam para lá. Assim que percebo que meu foco foi sequestrado, eu volto a respirar e a ouvir minha meditação, e uma parte do cérebro que coordena o pensamento racional volta a funcionar. Um minuto depois, a amígdala monopolizou os holofotes novamente (observe como geralmente ela sequestra sua mente com coisas negativas...). Se minha mente estava me levando para uma praia tropical, eu posso não ser tão rápida em voltar o holofote para minha meditação. Ruby Wax, uma comediante que virou psicoterapeuta e especialista em atenção plena, descreve essa conversa como sendo um rádio ligado em outra sala. Um item de uma notícia ou música chama momentaneamente sua atenção e então você percebe que pode deixá-lo tocar em segundo plano enquanto você se concentra em sua respiração, sensações corporais, sons etc.

Resumindo:

Provavelmente não é uma boa ideia navegar nas redes sociais antes de meditar – isso porque levará mais tempo para seu sistema nervoso se acalmar. Você sempre pode adiar sua mediação para o final do dia, mas lembre-se, assim como no treinamento físico, haverá dias em que você simplesmente não quer ir para a academia – tente continuar assim mesmo.

Seja gentil e curiosa quando sua mente divagar. Se você se torturar toda vez que sua mente divagar, isso apenas manterá a resposta ao estresse, é por isso que ter uma mente gentil em relação à sua prática é tão importante.

Observe para onde vai sua mente. Sua mente tem uma "lista de reprodução" favorita?

Quando você está ouvindo suas sessões de hipnose no aplicativo GentleBirth, é BOM deixar sua mente vagar.

Como está indo sua prática de meditação?

Com amor,

Tracy

Retrospectiva 2020. Bem-vindo 2021!

Retrospectiva 2020. Bem-vindo 2021!

Casa de Parto Normal: um lugar para se conhecer

Casa de Parto Normal: um lugar para se conhecer