Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Casa de Parto Normal: um lugar para se conhecer

Casa de Parto Normal: um lugar para se conhecer

O nosso propósito no GB é promover o parto positivo, a melhor experiência de parto possível para a mulher. Uma das questões relacionadas a essa experiência é o lugar onde vivenciar o parto. Por isso escolhemos falar sobre casa de parto, lugar para se conhecer e considerar na hora de decidir onde parir. E sim, existem casas de parto particulares e outras que atendem pelo SUS.

As casas de parto são lugares seguros, com protocolos específicos e atendimento especializado. Elas surgem com a proposta de humanização da assistência ao nascimento e parto. Isso significa diminuir as taxas de cesáreas, as medicações, as intervenções desnecessárias, assim como permitir que as mulheres tomem decisões em relação ao seu próprio corpo.

Em 2018 realizamos a 3ª Conferência Internacional de Parto Positivo GentleBirth em Salvador (BA), revertendo todo o lucro do evento para o Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho. Visitamos o CPN e ficamos encantadas com o trabalho desenvolvido pela equipe técnica coordenada pelo obstetra Dr. José Carlos Gaspar. 

O CPN Mansão do Caminho foi inaugurado em 2012, o primeiro centro de parto normal do Norte-Nordeste. É uma instituição comunitária que acolhe a gestante e avalia suas condições, propiciando a presença de acompanhamento durante o parto, assim como garantindo assistência ao recém-nascido. Lá ocorrem de 120 a 150 partos por mês.

Com uma prática diferenciada e fundamentada em evidências, o CPN Mansão do Caminho, através de seu corpo técnico, desenvolve boas práticas para o parto e nascimento, modificando a forma de nascer na sua comunidade, mudando o paradigma do modelo obstétrico, e constituindo-se uma referência para o país. 

De acordo com seu propósito, o CPN Mansão do Caminho tem como princípio a assistência humanizada ao parto, considerando-o acontecimento de cunho familiar, social, cultural e fisiológico. “A proposta é acolher a gestante e o bebê, amando ao próximo diante da luz que se apresenta no momento em que a vida se renova”, segundo Dr. Gaspar.

O CPN Mansão do Caminho é um exemplo de lugar para se parir. Existem outros pelo país, públicos e privados, prontos para serem conhecidos. A mulher deve parir onde ela se sentir segura, essa é uma premissa da humanização do parto. Então é hora de conhecer as opções, informar-se, visitar os lugares. Mantenha uma atitude de calma, confiança e de controle de controláveis, e amplie suas possibilidades de vivenciar um parto positivo. 

Quer saber mais sobre casas de parto? Escute nosso podcast com Renata Reis da Casa de Parto Luz de Candeeiro em Brasília (DF).





O que esperar quando você medita?

O que esperar quando você medita?

Parto Domiciliar Planejado é seguro sim!

Parto Domiciliar Planejado é seguro sim!