Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Afinal, o que faz uma DOULA?

Afinal, o que faz uma DOULA?

Por Marina Latini

O que faz uma doula?

O que não faz uma doula?

Como funciona contratar uma doula?

Por que ter uma doula?

Mas será que realmente é necessário?

O que eu tenho que avaliar para contratar uma doula?

Quando contratar?

Ai ai...são tantas dúvidas e questionamentos a respeito dessa função/profissão para uma família, mas a minha missão aqui é tentar ajudá-las a responder ou pelo menos dar um sentido a essas perguntas.

Que vivemos em cenário cesarista é um fato certo? Tem dúvidas?

Vou fazer agora uma observação e você só guarda essa informação que vamos ponderá-la posteriormente ok? Vendo o cenário brasileiro, onde as taxas de cesárias na maioria dos estados são superiores a 55%, quando pela indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde), deveriam ser de 15% de nascimento por via cesárea. Somos a segunda maior taxa mundial de cesáreas.

Ah, mas eu faço o pré-natal com o meu médico “fofinho” do convênio e ele me disse que “faz” o parto normal sim, ou ainda, ah meu médico diz que se tiver tudo bem lá no final da gestação ele pode fazer normal.....FOGE! o desfecho será uma cesaria.

Tá...mas o que isso tem a ver com a doula?

A doula tem tantos papéis, tem tantas funções ao acompanhar uma família gestante, que fica até difícil eu conseguir descrever tudo. Então vamos começar pelo início...

Definição de dicionário: Palavra que vem do latim “aquela que serve”, eu realmente não gosto dessa definição, porque temos o papel muito além do servir.

A definição de doula pela maioria das profissionais que atuam é: Profissional capacitada em oferecer suporte físico, emocional e informativo sobre todo o processo gestacional, parto e pós parto.

Funções da doula:

• Oferecer suporte físico e emocional para a gestante e a família.

• Suporte informativo, através de um processo de educação perinatal onde são abordados todos os principais aspectos da gestação, do parto e pós parto.

• Técnicas não farmacológicas para alívio da dor (sim, funcionam demais!)

• Facilitadora da comunicação entre a parte técnica (enfermeiros e médicos) com a gestante e família.

Estudos de Klaus e Kennel que foi publido em 1993 em “Mothering the mother“ e a OMS apontam como os principais benefícios de ter uma doula durante o trabalho de parto:

• 50% de redução no índice de cesarianas

• 25% de redução no tempo de trabalho de parto.

• 60% de redução de pedido de analgesia.

• 40% de redução ne uso de ocitocina e fórceps.

E temos outros estudos que também concluem que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios como:

• Melhores desfechos obstétricos.

• Diminuição de diversas intervenções.

• Promove a saúde psicoafetiva da mãe e vínculo mãe-bebê. 

• Menor incidência de depressão pós parto.

• Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.

• Satisfação com a experiência do parto.

• Maior índice de sucesso na amamentação.

• Nenhum risco associado ao apoio intraparto.

Não é papel da doula: 

• Realizar qualquer procedimento médico ou clínico como aferir pressão, toques vaginais, monitoração de batimentos cardíacos fetais, administração de medicamentos.

• Discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

• Substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.

• Substituir o acompanhante escolhido pela parturiente. Nesse caso a doula orienta o pai ou acompanhante a ter uma participação mais ativa no processo, sugerindo formas de prestar apoio e dar conforto à mulher.

Clique para fazer o download

Então até aqui sabemos o que é uma doula, as funções e o que uma doula não faz, certo? 

Na teoria sim, sabemos, mas só quem teve uma doula sabe que o papel dessa profissional não para ai, por que realmente ela oferece uma segurança e suporte para a família tão grande que quando uma família está realmente disposta a ter essa profissional junto nessa travessia transformadora que é o gestar e parir entende que o verdadeiro papel dessa profissional é doação e amor, empatia e acolhimento, informação e conhecimento, empoderamento e motivação e a doula passa a fazer parte do processo de forma tão discreta e essencial entregando essa travessia e despertando o protagonismo da mulher e de forma linda e visceral.

Então quando contratar essa profissional?

Meu conselho é o quanto antes melhor, pois dessa forma você pode ter toda a experiência e orientação que uma doula capacitada pode lhe oferecer, e quando digo isso falo até da parte de organizar o raciocínio, sabe aquele nossa, estou grávida e agora?

A doula irá te auxiliar a encontrar profissionais para assistir o pré-natal, equipe multidisciplinar, indicações de profissionais no seu perfil, local de parto, via de parto, plano de parto, dicas de enxoval, de conteúdos, livros e filmes para mergulhar nesse assunto, ou seja, tudo o que irá fazer parte do processo, quanto antes contratar essa profissional, mais apoio e suporte receberá.

Além de garantir a disponibilidade da profissional que você realmente quer que esteja com você, pois nós doulas temos um limite de acompanhamento de gestantes por mês baseado na sua data provável de parto (DPP) para que possamos sempre estar disponíveis para a família que acompanhamos. E aqui já irei entrar em um outro assunto muito importante:

Qual profissional devo contratar?

A doula é escolha da mulher, da família gestante, deve sentir por essa profissional uma segurança e empatia.

Afinal as doulas são as primeiras a chegarem em uma cena de parto e provavelmente será uma das últimas a sair, na frente dessa pessoa terá momentos íntimos, irá abrir a sua vida, a sua casa, seus medos e nada melhor do que você realmente sentir segurança e afinidades com essa profissional, por isso acho muito importante conversar, conhecer o perfil de algumas doulas para perceber as diferenças que cada profissional tem para lhe oferecer.

Então além da empatia, experiência, acredito que ponderar o que realmente é relevante para você nessa profissional.

Eu falei um pouco de disponibilidade, mas vamos entender o que realmente isso significa?

Trabalhar com uma assistência respeitosa é uma escolha de cada profissional, mas não é uma tarefa fácil, por isso, é tão difícil encontrar profissionais realmente dispostos nessa entrega. Pensando que o nascimento não tem hora para acontecer para gestantes de risco habitual (ou não deveria ter), sem nenhuma necessidade de uma cesárea eletiva, pode ser que você solicite sua doula – e isso serve para a equipe também no dia do aniversário, no dia em que o filho dela está doente, em um dia que ela se enrolou toda e esta cheia de pendências – e você pode ter certeza que nós largamos tudo com um sorriso no rosto para ver um nascimento acontecer, ou para acolher quem realmente precisa. Esse é o grande lance da disponibilidade, da entrega, da paixão pelo que fazemos.

Além de estarmos sempre prontas para responder uma dúvida por WhatsApp, por dar um colinho para a gestante naquele dia que ela não está se sentindo muito bem, sempre estamos buscando saber como a família está, se precisam de alguma coisa, se antecipando a alguma demanda, ou sentindo o que essa gestante está precisando e oferecendo a “solução” antes mesmo de pedirem e isso realmente não tem preço.

Boa! Outro assunto importante, qual valor de uma Doula?

Existe uma frase muito conhecida de Kennel, um pediatra pesquisador, uma referência importante na assistência humanizada, que diz: “Se doula fosse remédio, seria antiético não prescrever”. 

Quanto você realmente acha que pode custar para você esse investimento? Mediante a todas essas funções, disponibilidade, conhecimento e acolhimento?

Eu não tenho dúvidas e você pode perguntar para qualquer pessoa que teve uma experiência de parto com doula se vale a pena a contratação dessa profissional. É unanime a resposta que vale cada centavo, porque realmente é muita entrega.

Cada profissional trabalha com seu plano de assistência e normalmente está incluso encontros durante a gestação para que seja explicado sobre as fases da gestação, fisiologia do parto, fases do trabalho de parto, puerpério, amamentação e essa criação de vinculo entre a profissional e a família que está sendo assistida. Além claro do parto e assistência ao pós-parto.

Não se esqueça de avaliar nesse custo todo o investimento que esse profissional teve em cursos e especializações, materiais que disponibiliza em seus atendimentos e no parto.

Então para cada perfil de gestante existe um perfil de profissional, existe aquelas que são mais ligadas a parte holística, outras na ancestralidade, outras nos evidencias cientificas e você tem a missão de encontrar a que melhor se adapta ao seu desejo.

Acredito ter abordado os principais temas da profissional doula e todo universo que pode te oferecer e te lembro daquela observação sobre o cenário obstétrico do Brasil, onde induz toda mulher a realizar uma cesárea desnecessária e  depois de tudo isso que foi apresentado, eu realmente acredito que toda gestante e família gestante merece ter uma doula para chamar de sua!

* Marina Latini é Doula, Educadora Perinatal , Consultora em Amamentação e Laserterapeuta, e Certificada GentleBirth. No Instagram @doulamarinalatini

Você mora fora do seu país e tem medo do parto?

Você mora fora do seu país e tem medo do parto?

Quando é preciso caminhar de mãos dadas com a dor

Quando é preciso caminhar de mãos dadas com a dor