Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Parto Domiciliar Planejado é seguro sim!

Parto Domiciliar Planejado é seguro sim!

Qual é a primeira crença limitante que precisamos retirar da nossa frente quando falamos em parto domiciliar? Talvez não seja apenas uma, mas várias! Os fantasmas que rondam nossas cabeças quando pensamos em parir em casa são dos mais diversos, isso se não estivermos bem informadas sobre essa modalidade de parto que vem ganhando o mundo.

Se estivéssemos fazendo uma prova de múltipla escolha, como você responderia a pergunta o que é um parto domiciliar planejado?

a) É um parto em casa, com uma série de riscos para mim e meu bebê.

b) É um parto antigo, como na época de minha bisa.

c) É um parto que só pode ser feito em casa, nunca casa grande.

d) É um parto planejado e seguro, assistido por uma equipe especializada, que atende a um desejo da mãe em ter seu bebê num ambiente familiar e não hospitalar.

Bom, vamos começar a descascar essa laranja?

Alternativa A: parto domiciliar planejado não traz riscos diferentes dos que existem em partos hospitalizados, esses riscos são até menores. Isso porque no parto domiciliar é respeitada a fisiologia do nascimento. "O parto em casa deve acontecer naturalmente, sem intervenções. Diante das raras complicações (hemorragia pós-parto, reanimação neonatal) vamos intervir até o reestabelecimento do quadro ou a transferência para a maternidade." Ana Cyntia, enfermeira obstétrica e neonatal, uma das criadoras da Luz de Candeeiro (Brasília-DF).

A alternativa B é uma crença formada em nossa própria casa ou quando assistimos a uma novela de época. Imaginamos a mulher sofrendo, deitada na cama, com as pernas dobradas e abertas, uma bacia esmaltada com água e muitos panos com sangue. O nome disso é licença poética, minha gente – coisa de roteirista para provocar emoção, e o parto da bisa ou da avó foi feito em um tempo remoto, nós evoluímos, pode crer. O parto domiciliar planejado começa com o acompanhamento da mulher na gestação. A equipe especializada solicita os exames de pré-natal porque esse tipo de parto é indicado para gestações de baixo risco (sem patologias), para partos entre 37 e 42 semanas. Informação confiável é tudo para a equipe e para a mulher.

Vamos para a alternativa C. O espaço físico nada tem a ver com o nascimento do bebê. Uma casa limpa (ou apartamento) acolhe divinamente uma equipe, uma mãe parindo e seu bebê.

Se você marcou a alternativa D indica que já possui as primeiras informações para estudar a possibilidade de vivenciar um parto domiciliar planejado.

Quer saber mais sobre esse assunto?

  • Ouça no podcast GentleBirth em português o episódio Parto Domiciliar Planejado, onde batemos um papo com Luciane Bueno. A Lu é parteira urbana, consultora de amamentação pela BCLC, instrutora GentleBirth e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

Estamos no Spotfy, Deezer e outros streamings

  • Leia o texto da Ana Chyntia da Luz no Candeeiro

  • Outro texto muito bom para conhecer mais sobre parto domiciliar planejado é o de Karina Fernandes Trevisan da Commadre



Casa de Parto Normal: um lugar para se conhecer

Casa de Parto Normal: um lugar para se conhecer

Alimentação consciente nas férias - bom para você e para seu bebê

Alimentação consciente nas férias - bom para você e para seu bebê