Alimentação consciente nas férias - bom para você e para seu bebê
As férias chegando e com elas uma abundância de delícias culinárias. Com o ano que tivemos, é compreensível pensarmos "eu mereço" quando se trata de provar, saborear e repetir guloseimas. É engraçado como raramente sentimos vontade de nos presentear com brócolis extra, não é? Bem, mas se for uma torta, a história é diferente. Tem sido um ano tão difícil que repetir um pedaço de torta parece quase necessário! Apesar disso, sabemos que a sensação relaxante ao comer não dura muito e que estaremos logo de volta, abrindo a porta geladeira para dar outra espiadinha.
A alimentação consciente está associada a menos ganho de peso na gravidez e, se você já teve seu bebê, a alimentação consciente passa a ser um caminho saudável para a perda de peso, pois não há contagem de calorias ou dietas restritivas.
Comendo sem atenção
Quantas vezes você está sentada em frente à TV, sai para pegar um lanche não muito tempo depois ter jantado? Você pode até estar pensando na sobremesa enquanto ainda está jantando – a mente adora vagar. Talvez você passe a hora do almoço trabalhando ou navegando pelas redes sociais enquanto come um sanduíche.
Estudos sugerem que quando estamos distraídos enquanto comemos, nosso cérebro não processa a memória corretamente, então tendemos a voltar para a geladeira com mais frequência, o que é claro aumenta na balança.
Em nossas vidas ocupadas, podemos nos sentir muito desanimadas e ver a hora das refeições como uma tarefa a ser concluída, ao invés de um momento especial do dia para estarmos presentes, observar nossos padrões de alimentação e saborear as refeições. Compare sua refeição habitual de sexta-feira à noite em casa com um jantar em um novo restaurante dos sonhos. Lá a gente desacelera, presta atenção à decoração, aos sabores; há uma riqueza na experiência que muda a forma como comemos.
Comer rapidamente e "sem pensar" geralmente significa que nem mesmo estamos mastigando adequadamente e alguns estudos mostram que quanto maior a frequência do engolir, menos azia ocorre. Também existe um componente hormonal para a azia na gravidez, mas uma alimentação consciente pode ajudar a reduzir sua gravidade.
Dicas
Aqui estão algumas dicas para começar e, como acontece com todos esses exercícios, pense neles como um experimento, aborde-os com curiosidade e bondade (a culpa é proibida). Comece com apenas um lanche ou, se estiver bem animada, com uma refeição por semana. Você fará um esforço intencional para ter uma experiência consciente de sua comida.
Antes de abrir a geladeira pare, respire e veja se você está realmente com fome ou se está comendo por tédio ou estresse.
Evite multitarefas, pois você perderá as dicas do seu corpo de que está ficando cheio, então desligue a TV, o laptop e mantenha o celular distante enquanto estiver comendo.
Mastigue devagar e preste atenção ao sabor, textura e aromas dos alimentos. Mastigue mais do que o normal, pois seu corpo absorve mais nutrientes para as mudanças de corpo e o crescimento do bebê.
Sempre que possível, faça suas refeições durarem 15-20 minutos (não muito difícil durante os feriados, mas mais difícil em um dia movimentado).
Se você achar que comer devagar é difícil, coloque os talheres na mesa entre cada mordida ou coloque o garfo na mão não dominante para uma experiência realmente cuidadosa (você pode tentar comer salada com pauzinhos, se não estiver acostumado a usá-los).
Enquanto come, pense em todas as pessoas e lugares envolvidos em trazer essa comida para sua mesa e agradeça mentalmente o trabalho de todos: o fazendeiro, as pessoas que trabalham na fábrica, o pessoal do supermercado, etc. Salpique gratidão em sua refeição sempre que puder.
Se você exagerar, não perca tempo se culpando. Um pouco de bondade consigo mesma ajuda muito para uma abordagem consciente da comida. Apenas recomece novamente no dia seguinte.
Experimente a alimentação consciente durante as férias e me conte, eu adoraria ouvir suas experiências.
Com amor,