Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

6 princípios essenciais para desenvolver um mindset de crescimento na gestação

6 princípios essenciais para desenvolver um mindset de crescimento na gestação

Parece que algumas questões brincam de amarelinha em nossa mente durante a gestação. Como é possível? Como uma mulher “comum” pode fazer isso? Olha essa cara tranquila de quem acabou de colocar um bebê no mundo!

A gente olha na nossa timeline e vê lindo partos, retratados com maestria por fotógrafas talentosas. Fotos de mulheres sorrindo e de pernas abertas após um parto realizado a poucos segundos. Vídeos onde há um gemido e em seguida o bebê está no colo de uma mãe sorridente e mais viva do que nunca!

Na verdade essas são as perguntas que a gente quer fazer: Como isso é possível para mim? Será que EU tenho essa coragem toda? De forma mais elaborada, talvez a pergunta seja: Como acesso essa coragem em mim?

Vamos te contar uma história. Aqui na Bahia é comum ouvirmos mulheres idosas contando que tiveram dez, doze, dezessete filhos, todos naturais, com o apoio de parteiras que usavam água fervendo e toalhas limpas para segurar os bebês, e uma tesoura de estimação para cortar o cordão umbilical. Convivemos com essas mulheres de outras épocas. A nossa impressão, quando conversamos com elas, é de que naqueles momentos  o conceito de coragem não estava envolvido. O importante ali era a finalização natural de uma gestação com a garantia da vida. Essa é nossa ancestralidade. Mas o que se perdeu no tempo?

As mulheres não sofreram  mutações físicas nos últimos cem anos. Então a capacidade física de parir está aí. Nossa capacidade de acreditar nisso é que foi enfraquecida. A esperança é que isso pode ser revisto!

Percebemos uma determinação, uma obstinação nas mulheres que escolhem o parto normal que está além da coragem. Essa mulher que supera o medo e controla a ansiedade ela consegue mudar as crenças limitantes e não se deixam influenciar pela opinião das outras pessoas ou mesmo do ambiente negativo.

Há uma atitude mental voltada para o resultado positivo, que envolve informação, desejo inabalável, foco, persistência, paciência e resiliência. Isso é o que chamam de Mindset de Crescimento e está ao alcance de todas nós, basta um simples detalhe: treinar nossa mente para caminhar nessa direção.

Quando os casais fazem o Workshop do GentleBirth ou fazem do aplicativo GentleBirth uma ferramenta de uso regular, passam a compreender o quanto nossa mente influencia no resultado final da gestação. Preparar o ambiente externo para a chegada do seu bebê é maravilhoso e fazer os exames regulares e escolher uma boa equipe de parto é essencial. Agora a preparação mental para o parto tem um resultado que se estende para a vida, que permite uma vivência da gestação, parto e puerpério muito mais positiva.

Para que a gente comece por algum ponto, pegue seu diário de preparação mental para o parto e anote aí: É preciso começar mudando o meu mindset!

Vamos pensar em 6 princípios essenciais para desenvolver um mindset de crescimento na gestação:

  • Assuma o controle de sua história. É você quem decide o seu parto. Não deixe nas mãos de outras pessoas ou da equipe médica. Assuma o volante da sua vida e escreva a sua própria história.

  • Defina o seu propósito. Quem tem uma razão forte para viver suporta qualquer coisa. Você quer o melhor para seu bebê e esse é um motivo forte o bastante para que você supere seus medos.

  • Visualize seu parto, escreva, desenhe, feche os olhos e sonhe com ele! Coloque tudo que gostaria de vivenciar e sentir em um caderno, quadro,, ou apenas mentalize. Pense em datas e visualize isso todos os dias. Treine sua mente para materializar seus sonhos. Experimente as visualizações no aplicativo GentleBirth e nos diga o que achou.

  • Escreva suas preferências de parto. Elas serão registros importantes de suas vontades no momento em que você se entregar ao trabalho de parto. Discuta com sua/seu obstetra, com seu/sua acompanhante. Faça com que todos conheçam e respeitem suas preferências e conte com alguém de sua confiança para fazer valer. Seja flexível, mas não perca suas preferências de vista.

  • Acredite que terá a melhor experiência de parto possível. Mude suas convicções. Elimine suas crenças limitantes e substitua-as por crenças positivas. Não permita interferência de outras pessoas.

  • Faça um Workshop GentleBirth e fortaleça o laço entre você e seu/sua companheiro/companheira. Um casal em sintonia permite uma maior fluência no trabalho de parto e uma experiência muito mais rica e positiva, independente do desfecho.

O parto é seu e apenas você poderá narrá-lo com propriedade. Viva sua história!

Foto: Instagram - @lorenavinturini no @portalhoradourada

Sobre minha partida do parto hospitalar: uma reflexão

Sobre minha partida do parto hospitalar: uma reflexão

Orquestra hormonal no Trabalho de Parto

Orquestra hormonal no Trabalho de Parto