Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Orquestra hormonal no Trabalho de Parto

Orquestra hormonal no Trabalho de Parto

Você já foi numa apresentação de uma orquestra? Tudo parece tão harmonioso! As pessoas, os instrumentos, a execução da música, até o ambiente parece se transformar magicamente. A realidade é que por trás daquilo tudo tem muito trabalho, muito tempo de estudo e dedicação. E se a gente falar que existe uma orquestra dentro de você? Que ela está pronta para ser afinada e tocará lindamente durante seu trabalho de parto (TP), mas atenção: você precisa se dedicar a ela.

Apresentamos a sua orquestra hormonal!

Você sabia que existe uma interferência direta dos hormônios no resultado do parto? É isso mesmo! A neurociência vem estudando o efeito dos hormônios no cérebro durante a gestação e o parto, confirmando que alguns estímulos não farmacológicos conseguem resultados maravilhosos. 

Conheça alguns dos hormônios que ganham destaque no TP e estarão presentes em seu organismo em maior ou menor quantidade, a depender de como você se prepara para seu parto - e não somos nós que estamos falando isso, são as melhores evidências:

Ocitocina

Esse é o hormônio mais conhecido das gestantes. Chamado de “hormônio do amor”. Tem gente tão apaixonada por ele que até tatuou sua composição química no corpo. A ocitocina tem como função promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a liberação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e modular a sensibilidade ao medo (do desconhecido). Imagine que você tem todo esse poder dentro de seu cérebro e pode acessá-lo no momento de parir seu bebê!

Endorfina

O famoso hormônio do bem-estar. Como seu nome sugere, ele provoca uma “analgesia interna”, melhorando o sistema nervoso central, proporcionando a elevação da autoestima, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade, além de manter o controle do apetite. Efeitos positivos na memória, no bom humor, no sistema imunológico, na concentração. Aumentam a resistência, a disposição física e mental e a dores. A endorfina é produzida em resposta à atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar. Gestantes e puérperas agradecem sua existência profundamente!

Prostaglandina

Uma substância química que age como hormônio, porém não entra na corrente sanguínea, atuando diretamente nas células. Elas têm o poder de controlar processos inflamatórios, o fluxo do sangue, a formação de coágulos de sangue e - tcharam! - a indução do trabalho de parto.

Melatonina

Esse hormônio é produzido pela glândula pineal que, dentre outras funções, participa na organização temporal dos ritmos biológicos. É nessa glândula que se regula os ciclos de atividade/repouso e sono/vigília. A luz (claro/escuro) é o grande estimulador da produção de melatonina. Na gestação esse hormônio pode estar presente regulando o sono e proporcionar mais conforto do trabalho de parto, especialmente se utilizamos uma luz mais suave no ambiente.

Todos esses hormônios são necessários. Eles têm sua liberação no organismo coordenada e integrada, e cada um deles entra numa fase do trabalho de parto, no momento certo, assim como os instrumentos na orquestra, fazendo a música acontecer. O que pode desafinar essa orquestra? O medo, a insegurança. Por isso é tão importante o preparo mental para o parto, um treinamento tão imprescindível quanto os exames de pré-natais e os preparativos para a chegada de seu bebê.

Agora que conhece um pouco mais sobre os hormônios, que tal umas dicas de como afinamos essa beleza de orquestra no trabalho de parto? Vamos lá para as anotações no nosso diário de preparação mental para o parto:

  1. Pratique mindfulness!

  2. Receba uma massagem gostosa

  3. Abrace e seja abraçada com carinho

  4. Assista um vídeo divertido

  5. Sorria com alguém querido

  6. Prove uma comidinha gostosa

  7. Namore! Sexo antes da bolsa romper é tudo de bom!

  8. Lembre-se na sintonia que rolou durante a concepção de seu bebê

  9. Divirta-se vendo fotos antigas

  10. Crie um clima favorável com meia-luz

  11. Descanse no início do trabalho de parto

  12. Lembre-se de ouvir seus áudios preferidos do app GentleBirth durante o TP

Como em uma orquestra musical, quanto mais afinada estiver a orquestra hormonal, o resultado final será mais positivo. Compreender como seu corpo se comporta durante o parto faz com que você se torne mais calma para deixar as ondas (como chamamos as contrações no GentleBirth) irem e virem até o nascimento de seu bebê.

Prepare sua mente para um parto positivo! 💙

6 princípios essenciais para desenvolver um mindset de crescimento na gestação

6 princípios essenciais para desenvolver um mindset de crescimento na gestação

Uma jornada até o TEDx

Uma jornada até o TEDx