"A preparação mental é sobre elaborar novos enredos e memórias"
Michele Gomes *
Você já viu uma animação em que mostra como as emoções conversam entre elas para saber como fazer a pessoa reagir nas situações do dia a dia? Você consegue perceber algumas situações em que suas emoções te dominaram? E quando, com essas emoções, vem as memórias do que vivemos ou aprendemos antes?
Nós somos seres humanos, regados de conhecimento e emoções. Esse combo estará presente em todos os momentos! Sabe aquela prova que você se preparou por muito tempo, estudou o conteúdo, teve aulas com especialistas... Mas chegou na hora e você “travou”? Ou você estava tão bem e confiante que a prova foi tranquila?
Essas situações podem acontecer em vários momentos da nossa vida, e ela vai fazer parte inclusive e tudo que proceder o “positivo” do exame de gestação. O fato de saber que a nova vida está a caminho nos rega de emoções que vão ativar as memórias que temos relacionados ao assunto. Então você resgata tudo que aprendeu sobre gestar, parir, amamentar, criar, educar. Como são essas memórias? E quais emoções são ativadas quando essas memórias surgem?
Um assunto importante de ser abordado durante o pré-natal é sobre quais são as imagens que a pessoa gestante e quem a acompanha criaram em relação ao momento que estão vivendo e vão viver. O senso comum ainda reforça o estereótipo de que parir dói, machuca, rasga. E se a pessoa que está gestando reforça essa crença com o que já aprendeu sobre o tema, esta é imagem que ela construirá sobre o seu parto e o medo pode assumir o controle.
Hoje temos informações sobre os benefícios de um parto respeitoso no qual a parturiente assume o protagonismo e é respeitada em suas escolhas. Lembra aquela prova que você estudou muito? O parto pode ser encarado dessa forma. É preciso preparo, conhecimento, informações de qualidade com pessoas que dominam esse conteúdo. Isso te levará mais perto do parto que foi sonhado, mas e suas emoções? Quais delas assumirão o controle quando você estiver parindo? Que memórias suas emoções vão resgatar para que você viva esse momento?
O cérebro é o responsável pelo controle de alguns hormônios que vão te favorecer ou te atrapalhar no trabalho de parto. Ele funciona de forma a te proteger e, se suas memórias trazem a ideia de que parir é ruim, ele não vai querer que você passe por isso, mas o contrário é valido também!
A preparação mental é sobre elaborar novos enredos e memórias que podem ser resgatadas para beneficiar sua experiência ao parir. Com a orientação adequada, a pessoa que gesta e quem a acompanha, podem se preparar para controle das memórias que querem ativar e quais emoções querem deixar no controle.
Você que já pariu, que emoção você lembra que te dominou? Quais memórias apareceram? Qual você gostaria que tivesse sido? E você que vai parir, o que acha que gostaria de pensar e sentir no momento? Acredite na possibilidade de favorecer sua experiência positiva de parto!