Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

As escolhas que suavizam as chegadas

As escolhas que suavizam as chegadas

* Bárbara Fernandes

Estamos grávidos! Vai começar o balé dos hormônios, uma mistura de sentimentos: felicidade, tristeza, medo, insegurança, euforia, vontade de chorar, gritar e, assim começa essa aventura na vida dos casais, sejam eles de primeira ou mais viagens.

Alguns terão como primeiras preocupações o enxoval, quarto, reforma da casa, outros não imaginam por onde devem começar. Comecem pela informação, hoje os meios de comunicações são acessíveis e estão aí para guiá-los.

Atualmente é perceptível o interesse de muitos casais em buscar informação sobre a gestação e os processos envolvidos, mas esse empenho vai perpassar a condição socioeconômica, o modelo familiar adotado, os valores, as crenças e etc.

O que se sabe é que essa busca por informações de qualidade tem favorecido e empoderado as gestantes e as famílias, principalmente na escolha da via de parto e dos profissionais que vão acompanha-los, preferindo aqueles que realmente irão respeitar os seus valores e desejos durante todo processo.

Profissionais esses que estarão incumbidos em prestar uma assistência individualizada, saber escutar, oferecer suporte emocional, demonstrando segurança e confiança para que juntos possam vivenciar e se preparar para essa linda jornada que é o nascimento.

No Brasil percebe uma mudança ainda tímida em relação ao manejo do trabalho de parto por parte de alguns profissionais, sejam eles médicos, enfermeiros ou técnicos, infelizmente ainda são adotadas algumas intervenções durante o parto que na maior parte das vezes não se fazem necessárias.

Aconselha-se a mulher a mudar de médico(a) caso não esteja segura e sendo respeitada em relação as suas escolhas, ou mesmo se perceber que está sendo induzida a tomar outro caminho. 

O medo é o sentimento mais comum entre as mulheres. Durante o pré-natal busque desmistificar e/ou ressignificar os seus temores em relação ao parto, pois trata-se de um evento fisiológico, que acontece de forma natural, sem pressa. 

Busque um profissional que te acolha, que lhe prepare mentalmente e emocionalmente, fazendo que com que você confie em você, em seu corpo e em seu bebê. Se entregue de corpo e alma nesse momento, respire, respire, respire... deixe que tudo aconteça de forma leve, o seu bebê saberá a hora de nascer, escute os sinais e respeite o tempo dele.

A dor ela existe, mas pense que são como as ondas do mar que vem e vai, são elas que ajudam o seu bebê a descer, pense que estará vivenciando o maior espetáculo da vida, que tem como artista principal VOCÊ.

Mantenha-se firme em seus propósitos, existem situações que a cesárea salva vida, então independente da forma de nascer, confie em você, escolha uma equipe que também possa confiar.

Para melhor suavizar essa chegada, se delicie na busca incessante de preparação mental para o parto, você e seu acompanhante terão a sensação de leveza, excitação, bem estar e poder.

Já ouviram falar no aplicativo GentleBirth? Trata-se de um aplicativo maravilhoso que será responsável pela transformação da vida de vocês, não está relacionado apenas a gestação e parto, mas ao puerpério, amamentação e demais estágios. Se joguem e sejam felizes!

* Bárbara Fernandes é enfermeira e certificada GentleBirth.

O parto em uma sociedade patriarcal

O parto em uma sociedade patriarcal

Mascar chiclete de menta reduz a dor do parto

Mascar chiclete de menta reduz a dor do parto