Boletim de Pesquisa GB - n.1
Nossa pesquisa iniciou quando convidamos a todos os instrutores com certificação GentleBirth a juntar-se a nós num grande grupo de pesquisa. Preparamos com muito cuidado o guia da instrutora e revisamos todo o material necessário para a promoção do workshop.
42 pessoas responderam afirmativamente, representando 15 estados brasileiros mias o Distrito Federal e 2 instrutoras de Portugal.
Com o grupo de instrutores definidos começamos os encontros de afinamento, treinamento com a ferramenta online e construção de estratégias de captação das gestantes. Fizemos 4 encontros com um total de 12 horas no período de 6 a 17 de junho de 2020. Nos colocamos, todos, na mesma sintonia e saímos com um grupo potente e determinado. Os instrutores assinaram um Termo de Compromisso com a pesquisa e começaram a divulgação e captação das gestantes em seu território de atuação.
Nossos instrutores envolvidos na pesquisa estão assim distribuídos pelas diversas localidades.
Cada instrutora fará um Workshop GentleBirth de 6 horas em 4 encontros online com turmas de 5 casais cuja gestante esteja entre 20 e 30 semanas, seja maior de 18 anos, primípara, feto único, que faça pré-natal no SUS e que possua acesso a internet para responder aos questionários, participarem do workshop online e terem acesso ao app GentleBirth por seis meses.
Abrimos o recrutamento das gestantes no período entre 18 de junho a 3 de julho de 2020. Neste período tivemos 270 gestantes inscritas de todo o Brasil e de Portugal. Destas 56 encontravam-se fora do perfil da pesquisa.
214 gestantes foram selecionadas
No período entre 3 a 15 de julho todas as selecionadas deverão responder ao primeiro questionário online contendo as escalas de medidas de ansiedade perinatal, depressão perinatal, medo do Covid-19, pensamento repetitivo, de afeto positivo e negativo e de expectativas para o parto.
Todos os 42 instrutores estão se preparando para a oferta dos workshop que deverão acontecer entre 15 de julho a 15 de agosto de 2020.
A pesquisa está em pleno vapor!!!
No próximo boletim traremos informações sobre a amostra e seu perfil descritivo.
Queremos agradecer o envolvimento de muitos profissionais do parto, da saúde da família, além dos coletivos de doulas que nos ajudaram na divulgação do projeto e na captação desse universo de gestantes que ganharão o workshop para preparação mental e emocional para o parto e o acesso gratuito ao app GentleBirth por 6 meses e nos proporcionarão medidas importantes para reconheceremos cientificamente os efeitos desta metodologia!
≈ O Boletim acompanhará a pesquisa Perturbação Psicológica Perinatal em tempos de COVID - 19 CAAE: 32934720.3.0000.5556 desenvolvida por Marcella Aguiar Moreira - Universidade Federal da Bahia e Monalisa Nascimento dos Santos Barros - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade de Coimbra, ambas da Equipe GentleBirth Brasil.