Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Boletim de Pesquisa GB - Número Zero

Boletim de Pesquisa GB - Número Zero

O Boletim de Pesquisa GB será uma publicação regular em no blog. Para que você compreenda nosso trabalho, o GentleBirth é um aplicativo desenvolvido para gestantes e um curso de educação perinatal para profissionais da assistência, ambos fruto de ciência e muita pesquisa. Tanto a Tracy nos EUA como Monalisa em Portugal e Marcella no Brasil, assim como algumas instrutoras formadas no método, estão estudando para manter sempre o GentleBirth inovando com relação à preparação mental para o parto, à tecnologia e aos avanços das evidências científicas.

O Boletim acompanhará a pesquisa Perturbação Psicológica Perinatal em tempos de COVID - 19 CAAE: 32934720.3.0000.5556 desenvolvida por Marcella Aguiar Moreira - Universidade Federal da Bahia e Monalisa Nascimento dos Santos Barros - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade de Coimbra, ambas da Equipe GentleBirth Brasil.

Hora de dividir conhecimento

A necessidade de construção de suporte emocional para as gestantes em tempos de COVID-19, bem como a tentativa de ampliar o olhar dos cuidadores de saúde, levaram as pesquisadoras Marcella Aguiar e Monalisa Barros a desenhar a pesquisa: Perturbação Psicológica Perinatal em tempos de COVID - 19. Essa tem como objetivo investigar o impacto da pandemia COVID-19 nos níveis de perturbação psicológica perinatal (depressão, ansiedade, medo) e testar o potencial efeito positivo de um programa de intervenção online, denominado GentleBirth, desenvolvido para lidar com o estresse perinatal.

Será uma pesquisa quase-experimental, que tem por objetivo comparar dois momentos da ciclo perinatal. Durante a gestação será aplicado o primeiro questionário e promovido o workshop de Educação Perinatal GentleBirth®️ (Donegan, 2017) no formato on-line, além de disponibilizar às participantes o acesso por 180 dias do aplicativo GentleBirth®️ de preparação mental e emocional para o parto. A amostra será composta por no mínimo 70 gestantes, primíparas, com seu companheiro/ sua companheira ou alguém da sua escolha. O segundo questionário online será enviado 2 meses após o parto. As mulheres serão recrutadas pelas instrutoras formadas pelo método GentleBirth®️, em suas comunidades e deverão ser usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde), estarem vivendo a experiência da pandemia no Brasil e estarem gestando o primeiro filho e terem mais de 18 anos.

Espera-se que a intervenção resulte em médias mais elevadas de satisfação com a experiência de parto, melhorias no afeto negativo, afeto positivo e satisfação com a vida. A hipótese é de que a junção dos conteúdos ofertados pelo programa, bem como o conhecimento sobre o funcionamento do corpo e mente e sua relação com o parto, promovam o desenvolvimento de resiliência emocional, impactando nos índices de estresse, ansiedade e depressão na gestação e parto, além da percepção nos índices de satisfação com o parto, principalmente por se tratar de um momento em que a ausência de previsibilidade com relação aos protocolos de assistência que amedrontam as mulheres.

Em 6 de junho de 2020, ocorreu a primeira reunião com os instrutores do método de todo o país que se dispuseram a participar da pesquisa promovendo workshop online para gestantes do SUS. 44 instrutores responderam ao convite e estão em processo de treinamento para seleção das participantes em seus municípios, aplicação do primeiro questionário, desenvolvimento de um workshop online com 5 casais gestantes e aplicação do segundo questionário. Pelo número d instrutores que se dispuseram a participar a expectativa é que o n do estudo seja muito maior do que o planejado, aumentando a força dos resultados.

Nesse momento as pesquisadoras através do GentleBirth atenderão a um grupo grande de casais assistidos pelo SUS com acesso a ferramentas que proporcionam o manejo da ansiedade e do medo e a promoção de partos mais positivos.

Correndo contra o tempo durante a segunda fase do trabalho de parto

Correndo contra o tempo durante a segunda fase do trabalho de parto

“Godoy, a bolsa estourou. Vem que vai nascer!”

“Godoy, a bolsa estourou. Vem que vai nascer!”