Como preparar-se emocionalmente para o parto?
Por: Monalisa Nascimento dos Santos Barros
Antes quero responder a outra pergunta: por que precisamos nos preparar emocionalmente para o parto?
Precisamos fazer isso porque vivemos em uma cultura que transformou o parto, um evento fisiológico e feliz, num evento amedrontador, cheio de riscos, permeado de dor e de histórias macabras.
Precisamos nos preparar porque recebemos uma carga negativa enorme ao engravidarmos e todos as pessoas tem alguma história ruim par anos contar.
Precisamos nos preparar emocionalmente porque a maioria dos filmes e novelas com partos, os apresentam como uma emergência e com cenas de muita dor ou de muito risco.
Precisamos nos preparar porque não encontramos, facilmente, suporte social quando dizemos que queremos o parto normal e as amigas reagem dizendo que somos loucas, que a medicina evoluiu e que a cesárea é o mais fácil.
Precisamos nos preparar quando os profissionais de saúde postergam conversar sobre o parto dizendo que “quando chegar a hora certa falaremos sobre isso”.
Precisamos nos preparar quando nosso parceiro ou nossa mãe não estão convencidos da nossa escolha e tentam a todo momento expor essa dicotomia de opiniões.
Precisamos nos preparar emocionalmente porque carregamos outra vida e temos a responsabilidade de cuidar de como vamos recebê-la, mas não gostaríamos de ter que lutar contra o mundo apenas para receber essa vida com muito amor e respeito.
Frente a todos estes motivos, o que precisamos construir para alcançar essa preparação?
Precisamos construir cumplicidade com o parceiro para que as preferências de parto sejam compartilhadas e que ele possa assumir o papel de guardião desses nossos desejos.
Precisamos manejar adequadamente nossa ansiedade e medo construindo uma resiliência emocional que suplante os desafios.
Precisamos construir uma rede de suporte social positiva, que compartilhe os mesmo sonhos e com a qual consigamos nos conectar em nosso anseios, dúvidas e medos sem nos sentirmos derrotadas ou desistindo de tudo, mas que possamos nos sentir acolhidas.
Precisamos de uma equipe com a qual possamos conversar sobre qualquer coisa a qualquer momento do acompanhamento pre-natal e não “quando chegar a hora certa”. Uma equipe que possa nos ajudar a confiar no que nosso corpo é capaz, que garanta que a recepção ao nosso filho seja humanizada e com afeto e que a fisiologia do processo seja respeitada.
Bom, agora que já sabemos por que precisamos nos preparar e o que precisamos construir para essa preparo chegamos ao título desse escrito. E como fazê-lo?
Aqui no GentleBirth temos algumas ferramentas que você pode usar para construir tudo isso.
A nossa Comunidade GentleBirth Brasil no Facebook é um espaço protegido. As postagens são controladas de forma a garantir que seu conteúdo seja baseado em evidências, que as histórias partilhadas sejam positivas e que seja um espaço de acolhida de dúvidas e anseios. Pode entrar!
No nosso Instagram divulgamos muitos eventos legais, compartilhamos posts interessantes e produzimos conteúdo que reforçam a resiliência emocional e o respeito ao parto, à vida e, sobretudo, às mulheres.
No Workshop GentleBirth o casal tem a oportunidade de construir juntos sua lista de preferências para o parto e seu plano de após parto. Também tem a oportunidade de conversarem sobre os desafios que enfrentarão desde o trabalho de parto, parto e pós parto e que estratégias construíram/construirão juntos para suplantarem os desafios, criando a cumplicidade necessária para reconhecer o papel de cada um nesta cena.
E por fim o nosso aplicativo. O nosso app é uma ferramenta das mais importantes! Ele está novinho, recém atualizado. Qualquer gestante pode baixá-lo em IOS ou Android gratuitamente, na versão mais simples. Nele encontramos áudios de Mindfulness, Hipnose, Afirmações Positivas e de Respirações nos temas voltados à fertilidade, gestação, parentalidade e especializados (perda gestacional, medo de injeção, analgesia, etc). Ao iniciar seu uso devemos preencher uns dados e por Inteligência Artificial serão selecionados áudios que correspondam ao nosso momento no período perinatal. Os áudios irão nos ajudar a construir um mindset positivo e de crescimento, irão também ajudar e reconfigurar crenças e medos. As visualizações mentais são como ensaios que, ao antecipar determinadas situações, podem nos ajudar a construir novas respostas que não sejam de luta ou fuga. As afirmações positivas nos ajudam a restituir-nos a confiança e nos ajudam a confiar em nosso corpo e mente.
O app deve ser usado tão logo se inicie uma gestação, ou mesmo antes dela para quem esteja tentando engravidar, mas se você só descobriu a existência do APP no final da gestação, tá valendo também, é só otimizar agora esse tempo! A prática diária faz toda a diferença. É como ir a uma academia fortalecer os músculos do corpo. Se você vai uma vez é bom! Mas não fará diferença para a higidez e fortalecimento de seus músculos, resultado que você só terá indo diariamente à academia. O mesmo se passa quando queremos um efeito de remodelagem de nossas crenças e medos. Precisamos exercitar e reforçar as estratégias de enfrentamento de tanta adversidade criada por uma cultura cesarista que está impregnada em todos os segmentos da sociedade. Quanto mais uso você fizer dos áudios mais você desenvolverá a resiliência emocional, aumentará seu foco e se sentirá calma, confiante e no controle, ao encontro de um parto positivo!
Algumas sugestões de áudios:
Liberando o Medo
Santuário do Sono
Casulo de Calma
Ensaio de Parto
Respiração do Centro do Coração
Meditação de Amor e Bondade
Afirmações GentleBirth
Meditação de 10 minutos