Construindo Resiliência na Gravidez
Falamos no texto anterior sobre mudanças inesperadas no trabalho de parto e como cultivar nossa coragem. Agora vamos pensar em como construir resiliência na gestação.
Conforme você avança nas recomendações diárias no app GentleBirth Hypnobirthing, as práticas básicas focam na resiliência e na regulação emocional (aprender como NÃO deixar tudo ir pelos ares). Pesquisas sugerem que a prática regular de mindfulness nutre uma atitude de aceitação, regulação emocional e é um amortecedor para o estresse e o trauma. Essas são as características que queremos ajudá-la a desenvolver durante a gestação para que mudanças inesperadas não abalem completamente a sua confiança – e se isso acontecer, você pode se recuperar e se concentrar mais rapidamente. Não estou dizendo que a aceitação é fácil, não é isso. Aceitar significa se abrir para os sentimentos que você tem sobre as mudanças que estão acontecendo em seu trabalho de parto – a decepção ou tristeza – e estar disposta a se permitir sentir essas emoções plenamente.
“Desapegar não significa desistir, mas sim aceitar as coisas que não podemos modificar” Anônimo
Suas práticas diárias no app GentleBirth lhe ajudam a se adaptar e aceitar mudanças não planejadas com coragem e confiança, em vez de entrar em pânico e esquecer tudo o que aprendeu.
Como se ajudar agora mesmo
Quando as próximas etapas de sua jornada de parto tiverem começado, e se o tempo permitir, você pode achar as sessões de ‘Mudanças Inesperadas’ úteis durante o resto de seu trabalho de parto.
Playlist “Coragem para Mudanças inesperadas no Parto”
Afirmações para Mudanças inesperadas no Parto (afirmações para uso em trabalho de parto ou antes de uma cesariana não planejada)
Mudanças Inesperadas no Parto (hipnose)
Liberando o Medo (hipnose)
Aceitação Consciente (mindfulness)
Meditação de Ancoragem (mindfulness)
Imagens Compassivas (mindfulness)
Sem tempo para o app?
Em casos raros, uma complicação pode surgir rapidamente e não há tempo para ouvir as sessões de hipnose ou afirmações. Caso isso aconteça, ainda há muito que você pode fazer para se sustentar nesses momentos e aliviar a resposta ao estresse.
Concentre-se na respiração lenta e deliberada, como a sessão Respiração Relaxante (respiração).
Se o trabalho de respiração é um desafio para você, existem outras maneiras de se aterrar, como levar todo o seu foco para uma parte do seu corpo, como os pés (fique curiosa sobre o que está acontecendo em seus pés agora... Observe a temperatura de cada um dos pés, se um está mais relaxado do que o outro... Você pode perceber alguma sensação por dentro dos seus pés ... Observe a sensação de seus pés conectando-se ao chão, a forma como se sentem nas meias etc ... O foco intencional consciente reduz a atividade na amígdala (casa da resposta de luta/fuga) e lhe mantém no agora.
Regular a sua respiração irá reduzir a resposta de luta/fuga e ajudá-la a se aterrar para que possa trazer o neocórtex de volta a se concentrar no que é importante AGORA.
Escolha intencionalmente ficar com seu bebê e use também qualquer uma das afirmações do app que tenha ressoado em você durante a gravidez.
Desejo-lhe um parto muito positivo, coragem e confiança para se adaptar a quaisquer mudanças inesperadas.