Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

Relato do Parto de Sofia

Relato do Parto de Sofia

Samira Paniago dos Santos nos presenteou com o relato de parto do nascimento – e a gente está nele!! Pedimos autorização para compartilhar com vocês e a Samira enviou um recado:

“Espero que possa ajudar outras mães de alguma forma. Eu li muito relato de parto e assisti partos naturais durante a gestação, isso me ajudou muito.”

Vai ajudar sim, emocionante <3

Segunda-feira (5 de julho), logo pela manhã fizemos o exame de cardiotocografia para ver como o seu coraçãozinho estava. Resultado ok.

No período da tarde, realizamos uma ultrassom para checar como você estava, já que havíamos passado das 40 semanas. Para nossa surpresa fomos informados de que você não estava ganhando o peso que precisava. Fiquei sem chão.

Saímos da ultrassom e fomos para o consultório da nossa obstetra. Lá mais uma vez fiquei sem chão. A médica nos informou que você precisava nascer, que minha placenta já estava velha e que precisaríamos ir para o hospital induzir.

Ali na frente do seu pai e da doutora, comecei a chorar. Perguntei se não havia algum método natural antes de ter que ir para o hospital induzir. Ela falou que iria me tocar e avaliar a dilatação. Fez o toque na mamãe e eu tinha apenas 1 cm de dilatação, seguiu com o descolamento da membrana.

Sai do consultório, entrei no carro com o papai e chorei muito. Muito mesmo, não acreditava que o nosso sonho de ter o parto natural em casa não aconteceria. Nossa equipe de parto (@gestare.roo e @thairaloiola) já sabia de tudo que estava acontecendo. Nossa doula orientou que eu pedisse para a doutora um descolamento de membrana e foi o que aconteceu ainda no consultório. A nossa EO @tuanisachetti me ligou no caminho do consultório até em casa. Nessa ligação ela nos indicou alguns métodos de indução natural, como óleo de rícino, chás entre outros…

Chegamos em casa e o papai falou para pedirmos uma pizza, assistirmos um filme e começarmos com os métodos naturais. Mas antes disso sentamos em um lugar muito especial, papai chamou a mamãe para orar. Fizemos nossas preces à Deus e a mamãe pediu para que o papai do céu operasse um milagre e que entrasse em trabalho de parto até terça-feira de manhã para não ter que ir para o hospital internar. Foi lindo minha filha! Comecei a preparar a casa para sua chegada e a mentalizar “vem Sofia, a mamãe está pronta, estamos te esperando”, comecei a praticar a visualização como havia praticado durante meses da gestação, desliguei o meu celular e me entreguei para a sua chegada.

Em seguida comecei os métodos naturais, óleo de rícino, chá de canela, chá de folha de amora, assistimos filme, comemos pizza, fiquei na bola de pilates 40 minutos, fiquei no chuveiro relaxando. Por fim, eu e o papai tivemos nosso momento mais íntimo, momento de entrega e amor, um desfecho perfeito para a sua vinda minha filha.

Meia-noite, papai falou que precisávamos descansar, pois se eu entrasse em trabalho de parto na terça-feira, teria que estar descansada. Fomos dormir. Às 2h37 da manhã comecei a sentir as primeiras ondas, acordei o papai e falei para ele começar a marcar… As contrações foram aumentando, papai ligou o aplicativo GentleBirth para a mamãe ouvir a playlist que havia separado para o dia do parto.

As ondas estavam aumentando, mas ainda não tinha caído a ficha de que você chegaria naquela terça-feira. Papai ficou o tempo todo com a mamãe. Eu queria ir para o chuveiro, mas ficamos com medo das contrações pararem… Por voltar das 3h30 da manhã papai mandou um print do contador de contrações para a nossa doula e para nossa enfermeira @paulademelo. Seguimos contando as contrações…. As ondas estavam aumentando, então a mamãe foi para o chuveiro aliviar aquela dor. Logo que eu saí coloquei a roupa que havia separado para o dia do parto…. Em seguida, nossa doula chegou.

A mamãe ESTAVA EM TRABALHO DE PARTO!!! Só acreditei que estava acontecendo quando vi a @thairaloiola dentro do nosso quarto. Em seguida o vovô chegou pois ele registrou tudinho, e nossa equipe foi chegando em sequência.

A mamãe passou por 10 h de trabalho de parto, da forma mais linda e gentil possível. O ambiente estava como eu havia visualizado e sonhado meses atrás. Silêncio, escurinho, e o áudio do GentleBirth – muita entrega e conexão. A manhã de terça-feira foi embalada por chuveiro, bola de pilates, massagens, playlist de parto GentleBirth. A mamãe escolheu não fazer toque, pois queria um parto mais natural possível! Nossa equipe respeitou todas as minhas vontades, minhas posições, vocalizações.

Chegou uma onda muito forte e a mamãe pensou que era vontade de fazer cocô. Fui para o vaso e o tampão havia saído por inteiro e a bolsa da mamãe estourado. Nesse momento nossa equipe vibrou. Depois tudo ficou mais intenso. Ondas mais fortes e em menos tempo. Fui para a piscininha, não encontrava posição. Chegou um momento que a mamãe pediu para ir ao banheiro, eu queria ficar no box com a água do chuveiro. Nesse momento eu já estava no expulsivo. Foi o momento mais tenso para a mamãe.

O papai foi o meu alicerce, toda vez que eu me perdia nas ondas ele falava para eu respirar “respira, lembra o que estudamos”, ele não deixava a mamãe cair em nenhum momento. Ele foi incrível!

Gentilmente nossa enfermeira obstetra chegou pertinho da mamãe e falou que você estava muito perto de nascer, e que seria melhor se eu voltasse para a piscininha. Então a mamãe foi para lá. Era meio-dia de terça e nosso expulsivo havia começado, durou uma hora, foram os minutos mais intensos desse trabalho de parto. As ondas vinham com muita força e eu tinha muita vontade de fazer força. Mas sempre seguia respirando.

A mamãe estava na piscininha, de costas para o papai, que sempre jogava água quente na minha lombar, e de frente para a vovó @deborapaniago. Ela ficou o expulsivo inteiro me segurando, e eu agarrava forte nela, e a cada onda mergulhava nas pernas dela.

A mamãe ouviu “Samira ela é linda” seu vovô falou emocionado, ele @vandi11fco falou que você parecia uma bonequinha. Isso me deu forças filha! A mamãe sabia que você estava chegando e então segui respirando.

Eu passei pelo círculo de fogo, foi a sensação mais intensa que eu tive, você coroou e jamais vou esquecer o que senti naquele momento. Sua cabecinha saiu, mais uma onda e respiração e seu bracinho também saiu, e por fim última onda e respiração e o resto do seu corpinho saiu.

O papai te pegou com muito amor, em seguida eu pude te pegar também e viver o momento mais lindo da minha vida!

Fotos do Blog (14).png

Você foi recebida com muito amor, com muita alegria, com duas orações, e com a história mais linda que eu poderia contar: o milagre do dia 06/07 – o seu nascimento natural em nosso lar da forma mais gentil e respeitosa que sonhamos.

Tivemos nossa “hora dourada”, a placenta da mamãe nasceu no tempo certo, você teve o primeiro contato com o meu colostro, seu cordão umbilical foi cortado pelo papai tardiamente, do jeitinho que sonhamos e a mamãe não teve nenhuma laceração.

Você mudou nossas vidas minha filha! Você foi a prova de que Deus nos cuidou na gestação, no parto e continuará nos cuidando.

Te amo eternamente, minha Sofia! ❤️

@samirapaniago

SOFIA - 06/07 13h

SOFIA - 06/07 13h

Autocompaixão é vida!

Autocompaixão é vida!

Hypnobirthing - 10 erros comuns

Hypnobirthing - 10 erros comuns