Logo (Blue on White)RGB_rgb_600_151.png

Olá!

Bem-vinda ao nosso blog!

Tudo e um pouco mais sobre preparação mental para o parto, gestação, puerpério e parentalidade.

SEM ESTRESSE?!

SEM ESTRESSE?!

Por: Izabel Medeiros*

Positivo.

E, de repente, o mundo muda.

Nosso olhar para a vida muda.

A gestação e o parto são vivências potentes, inspiradoras e altamente romantizadas. Idealizamos uma gravidez tranquila, livre de complicações e cheia de realizações. Entretanto, a realidade é diferente. Responsabilidade pela vida que chega, preocupações com o parto, com o quarto, com histórias e experiências desagradáveis dão ao corpo e a mente um sinal de alerta. O que seria um passeio em uma nuvem em um dia ensolarado torna-se um mar de pensamentos catastróficos e recorrentes. A mente fica acelerada, os pensamentos nos perseguem e nos dominam podendo até nos tirar a paz e o sono.

O corpo sente, cansaço, aumento da frequência cardíaca, uma constante irritabilidade, insegurança, medo. 

Será que é assim mesmo? Será que toda essa experiência será permeada pelo estresse?!?!

Acho que tem algo de errado comigo…

O estresse é uma resposta fisiológica, esperada em algumas situações vividas. É comum lidarmos com o estresse de maneira automática, modo de sobrevivência ligado. Isso significa que o sistema mais primitivo, o sistema límbico, é ativado e temos a resposta de luta ou fuga. Coração acelerado, boca seca, corpo paralisado. 

Será que todo mundo vive assim? 

Todo mundo lida com o estresse da mesma maneira?

Será que existe um caminho para se livrar do estresse?

Uma vida sem estresse não existe, contudo podemos ter um outro olhar sobre essa resposta do corpo.

Quando nos estressamos significa que nos importamos com o assunto ou pessoa. Assim, o primeiro passo é reconhecer esse estresse e entender o motivo de preocupação relativa. Existe algo a ser feito a respeito? Por que estou tão incomodada? Dar atenção e deixar fluir nos traz luz, ferramentas e meios para lidar com a situação ou tema.

Ainda, podemos mudar a interpretação da resposta. Encarar o estresse como um desafio, e não uma paralisação, nos impulsiona ao objetivo. Sentir as mudanças no corpo é o sinal de que nossa jornada está começando e que podemos escolher o caminho a trilhar. É um momento de energia, de vibração, em que nosso corpo se abre a viver intensamente.

Olhar ao invés de esconder..

Encarar ao invés de fugir.

Esses movimentos transformam a nossa relação com o estresse e nos motiva a seguir.

Escolha viver com presença e intensidade.

* Izabel Medeiros é mãe de Be, Vini e Clarinha, bióloga, doula, fotógrafa de nascimentos e gestantes e aluna do Curso de Educação Perinatal GentleBirth. Você pode encontrá-la no @b3lmedeiros e @soprofotografia

"É bom, o quê, Lilian?" Respondi: "É bom parir!"

"É bom, o quê, Lilian?" Respondi: "É bom parir!"

O outro lado da “dor” do parto

O outro lado da “dor” do parto